Durante reunião, Três Barras busca orientações do Estado para implantação de unidade do CREAS no município

O município de Três Barras está buscando orientações, junto à esfera estadual de governo, para implantar um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A iniciativa é da prefeita Ana Claudia da Silveira Quege que visa, com a possível instalação da unidade, poder ofertar serviços especializados de apoio, orientação e acompanhamento a pessoas e famílias que vivenciam situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.

“Por sermos considerados um município de pequeno porte, com menos 20 mil habitantes, os governos federal e estadual entendem que não temos direito a uma unidade do CREAS. Porém, mesmo não nos encaixando nessas normativas de população mínima, temos uma demanda acima de muitas cidades com muitos mais habitantes de que Três Barras”, informa a prefeita.

Para poder contar com os serviços do CREAS, o governo do município está propondo, inclusive, arcar com a totalidade dos custos referente a pessoal e manutenção da estrutura física que abrigará a unidade.

“Até poder construir uma sede própria, nossa ideia é que o CREAS funcione, temporariamente, em um equipamento público já credenciado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também pretendemos, de início, compor o quadro de pessoal com parte dos profissionais que já atuam no serviço de Proteção Especial”, explica Ana Claudia.

Conforme normativas do SUAS, a equipe referência de uma unidade do CREAS deve contar com um coordenador, um assistente social, um psicólogo, dois profissionais de nível médio ou superior e ainda um auxiliar administrativo.

A intenção do município foi exposta na última sexta-feira, 1°, durante reunião online entre a prefeita Ana Claudia e a equipe técnica da secretaria municipal de Assistência Social, com técnicos da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Família e Mulher.

Na oportunidade, a responsável pelos serviços de média e alta complexidade do SUAS, no Estado, repassou informações acerca do planejamento e processo de credenciamento do município, como também se colocou à disposição da equipe técnica da secretaria de Assistência Social para fazer o acompanhamento dos trabalhos.

De acordo com a gestora de assistência social do município, Patrícia Gazaniga, agora a equipe técnica da pasta está elaborando um diagnóstico sócio territorial, no qual constará um levantamento dos casos de violações de direitos, dados de instituições, mapeamento da rede de atendimento, demandas, projetos e aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social.