História do Município

HISTÓRIA


Ocupada inicialmente por índios Xocleng, o nome Três Barras se originou através dos três rios que o cercam: Negro, São João e Canoinhas. Em 1850, José e Lucas Cordeiro receberam do imperador Dom Pedro II uma área de terras de aproximadamente 30 mil hectares, entre as barras dos rios Negro e Canoinhas.


Não podendo assumir as terras, em 1893 eles passaram a posse para Maria Cordeiro e Benvindo Pacheco dos Santos Lima. Junto também vieram tomar posse o pai deles, coronel João Pacheco dos Santos Lima e sua esposa Rosa Pacheco dos Santos Lima. Essas pessoas são consideradas primeiros colonizadores de Três Barras.


Nessa época, Três Barras pertencia ao Estado do Paraná, mas, as áreas desocupadas, estavam sendo tomadas por posseiros. Com o término da construção da Estrada de Ferro pela Brazil Railway, cerca de duas mil pessoas – do total de oito mil – permaneceram nas terras invadidas. Todos haviam sido contratados pela empresa norte-americana para a obra da ferrovia que ligava os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.


Em 1910 chega a Três Barras a Souther Brazil Lumber & Colonization Company, do mesmo grupo da Brazil Railway. Como forma de troca pela construção da estrada de ferro, o governo federal doou ao proprietário das empresas uma extensão de 15km de cada lado ao longo de todo o trecho da ferrovia. Centenas de posseiros que viviam nessas terras foram expulsos a mando dos norte-americanos.


A chegada da Lumber, serraria responsável por beneficiar toda a madeira retirada ao longo da linha férrea, gerou revolta no povo sertanejo que, impulsionado pela questão de limites territoriais entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, desencadearam o conflito da Guerra do Contestado. Entre os anos 1912 e 1916, estima-se que mais de 20 mil pessoas morreram nas batalhas.


Com o fim da guerra, em 1917, firmou-se o tão esperado acordo de limites entre os governadores, o catarinense Felipe Schmidt e o paranaense Afonso Pena. O ato foi oficializado pelo presidente da República Wenceslau Braz. Pelo acordo, Três Barras juntava-se então ao território catarinense como distrito de Canoinhas. A ata de instalação foi lavrada em 28 de outubro daquele ano. Seu primeiro intendente foi o Dr. Osvaldo de Oliveira.


Em 1940, a Southern Brazil Lumber S. A foi incorporada pelo governo federal e, em 1952, passou para o Ministério da Guerra, ocasião em que foi instalado o Campo de Instrução Marechal Hermes.


No dia 23 de dezembro de 1960 um grupo de tresbarrenses, denominado de O Grupo dos Onze, conseguem desmembrar Três Barras de Canoinhas. Porém, a instalação do município só ocorreu em 23 de janeiro de 1961.

BRASÃO DE TRÊS BARRAS


Brasão de Três Barras
Rolar para cima