Município de Três Barras dá destinação ambientalmente correta a 1.033 pneus inservíveis

O que fazer com os pneus em desuso? Em Três Barras, uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Reciclanip, evita o descarte irregular e garante o recolhimento e a destinação ambientalmente correta.

Os 1.033 pneus coletados e armazenados, em um local disponibilizado pela Prefeitura, foram levados para trituração. O transporte da carga aconteceu na última terça-feira, 05.

O material, depois de reciclado, poderá ser reaproveitado em diversas formas, tais como: combustível alternativo para as indústrias de cimento ou em caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapatos, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas e tapetes para automóveis.

A ação, realizada pela Vigilância Ambiental do município, e que teve o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), mobilizou a população em geral, borracharias e bicicletarias da cidade.

“Os pneus inservíveis descartados de forma irregular contribuem para o entupimento das redes de esgoto e podem ocasionar inundações, poluir rios e, também, ocuparem um enorme volume nos aterros sanitários”, explica Regiane Motelewicz, coordenadora da Vigilância Ambiental.

Além de amenizar o impacto ambiental e estimular a reciclagem, a coordenadora ainda destaca a importância da ação por ajudar a eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypty, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Três Barras realiza a campanha desde 2014, sempre obtendo resultados alentadores. Neste ano, por exemplo, a cidade foi premiada entre os três municípios do Planalto Norte catarinense que mais coletaram e deram destino correto a pneus inservíveis.

“Um pneu demora mais de 150 anos para se decompor. Por isso, não pode ser descartado na natureza. É essencial auxiliar a reciclagem desse tipo de material”, acrescenta Regiane.

Apesar do fim da campanha deste ano, o município continuará fazendo o recolhimento para, no momento certo, dar o destino correto aos pneus coletados. Para tanto, empresas e pessoas interessadas no serviço devem entrar em contato através do telefone (47) 3623-5258 e fazer o agendamento.