Proerd: solenidade marca a formatura de 153 estudantes das redes pública e particular em Três Barras

Com a presença de familiares e amigos, 153 estudantes dos 5° anos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Três Barras participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A entrega de certificados de conclusão aconteceu na noite da última segunda-feira, 11, na sede social da Associação Desportiva e Classista Rigesa (ADCR).

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, com o apoio da empresa Mili S.A.

A prefeita Ana Claudia da Silveira Quege lembra que o programa capacitou, só neste ano, 280 crianças no município.

“É uma luta constante contra às drogas e à violência. Parabéns aos pais que nos apoiam, no dia a dia, juntamente com a Polícia Militar”, frisou, ao celebrar a importância da participação das crianças no Proerd.

O comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Silvano Sasinski, disse que com a conclusão do curso, “são mais de 150 crianças que aprenderam a dizer não às drogas e à violência”.

O militar ainda destacou a relevância da parceria público-privada na execução do programa e, principalmente, “das famílias que têm essa missão importante de sempre auxiliarem os seus filhos”.

Durante a formatura foram sorteados brindes patrocinados pela empresa Mili S.A e bicicletas oferecidas pela Prefeitura.

Alunos autores de redações destaques foram premiados com o mascote do programa, o Leão Daren.

Foram, ao todo, dez aulas sendo realizadas uma vez por semana em cada escola participante. Material didático, entregue logo no primeiro encontro, auxiliou os alunos no desenvolvimento das atividades propostas pelo curso e o instrutor.

“O tema é pesado, por isso realizamos atividades lúdicas e brincadeiras para que os assuntos possam ser assimilados, e também passamos instruções para que eles (estudantes) tomem decisões saudáveis, sadias e seguras”, informou o 3° sargento Alisson Sérgio Walter, que ministra as aulas.

O Proerd tem como sua primeira missão ensinar habilidades de escolhas às crianças e adolescentes, reunindo os esforços da família, escola, Polícia Militar e poder público para fortalecer a autoestima e o desenvolvimento pessoal.

A solenidade foi encerrada com os formandos fazendo o juramento e cantando a canção do Proerd juntamente com o mascote do programa, o Leão Daren.

O Proerd, neste segundo semestre, contou com alunos das escolas municipais Guita Federmann, Francisco Rocha e João Pedro de Oliveira; das estaduais Colombo Machado Salles e General Osório; e da particular Raio de Sol.