Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos passará atender idosos

A partir desta sexta, 28 de julho, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sediado no distrito de São Cristóvão, em Três Barras, abre também suas portas para um novo público: a população idosa e que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, e também da Proteção Social do município.

“Trata-se de um trabalho que vai buscar desenvolver, nas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares, convívio comunitário, prevenção de situações de risco social, e o despertar da autonomia e da sociabilidade”, informa a assistente social Valdolina de Jesus Schmidt.

Estão aptos, a serem assistidos no serviço, os idosos inseridos no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC); idosos beneficiários de programas de transferência de renda; e idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário, cujo as necessidades, interesses e disponibilidade indiquem suas inclusões no atendimento.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado à Avenida Abrahão Mussi s/n°, em frente ao CAIC, no distrito de São Cristóvão.

Informações adicionais podem ser obtidas através do fone (47) 3623-4181 ou do WhatsApp (47) 9 9103-6026.

O que diz o SUAS:

De acordo com a cartilha do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), o SCFV deve ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas no sentido de complementar o trabalho realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidade social, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade, contribuindo, dessa forma, para o planejamento de estratégias para a construção de novos projetos de vida.

A segurança de convívio, garantida aos usuários através da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), diz respeito à efetivação do direito à convivência familiar e a proteção da família.

Tem o objetivo, também, de fazer o enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, além de situações discriminatórias e estigmatizantes.

“Que é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade”, explica a assistente social.