Rede inicia ciclo de palestras mensais com beneficiários de programas sociais

Pela manhã foi realizada palestra com os contemplados residentes no distrito de São Cristóvão.

Assuntos relacionados aos cuidados com a saúde, à convivência familiar e a prevenção às drogas irão ser debatidos, até o final deste ano, durante o ciclo de palestras mensais voltadas aos beneficiários de programas sociais como o Sacolão e o Bolsa Família.

Promovida pela Rede Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente, a série de encontros foi aberta nesta quinta-feira (14) pela enfermeira Cristiane Hoffmann Lechinheski, responsável pela unidade básica de saúde Ailton Mendes (Posto Amarelo) e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSH).

Causas, evolução e tratamento, bem como as formas de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), pautaram grande parte das palestras ministrada pela enfermeira. “Vocês (participantes) serão os porta vozes de todo o conhecimento adquirido, não somente com suas famílias, mas também sejam propagadores diante da comunidade”, disse a profissional.

Informações sobre o funcionamento da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que a partir de julho vai oferecer gratuitamente dois mil exames preventivo de colo de útero (papanicolau) e de mamografia às mulheres, graças à parceria firmada pelo Governo de Três Barras com o Sesc, também foram repassadas.

No anfiteatro Vereador Milton Miguel, pela manhã, a palestra reuniu as famílias beneficiárias residentes no distrito de São Cristóvão.

À tarde foi a vez dos contemplados da sede do município (centro e bairros) e do interior receber as orientações, durante reunião no auditório da secretaria municipal de Saúde. Após as palestras, os participantes puderam fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, com a supervisão das equipes de saúde.

Para a assistente social Valdolina Schimidt da Silva, as palestras visam promover o fortalecimento e o empoderamento das famílias. “Levem esse aprendizado para a vida”, falou aos participantes.

A iniciativa conta com o apoio do Governo de Três Barras, por meio de suas secretarias municipais. Cleide Alberti Gonçalves, secretária de Assistência Social; Patrícia Gazaniga, gestora de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a assistente social Eliane Hack Basílio prestigiaram os eventos.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 14/06/2018