Notícias do Município de Três Barras

Prefeitura estuda implantar pedágio para caminhões que circulam por ruas do centro de Três Barras

Transporte
Prefeitura estuda implantar pedágio para caminhões que circulam por ruas do centro de Três Barras


Sem ter como impedir a passagem de caminhões carregados por ruas pavimentadas da cidade, a prefeitura de Três Barras estuda a possibilidade de implantar posto de pedágio na Rua Pedro Flores, no bairro Jardim Rio Negro ou na Avenida Rigesa, via que cruza a região central.

A proposta, que está sob a análise da assessoria jurídica da prefeitura, visa arrecadar dinheiro e aplicá-lo na manutenção e conservação das ruas da cidade, ora bastante danificadas em razão do intenso fluxo de veículos pesados.

Com grande parte das vias públicas do centro e bairros apresentando problemas, prefeito Luiz Shimoguiri diz que a situação mais preocupante é a da Avenida Rigesa, que recebe o maior movimento de caminhões. “Está praticamente intransitável e o município não tem recursos suficientes para constantemente fazer a sua recuperação. Temos que ter uma fonte extra de arrecadação para que isso ocorra”, afirma.

A ideia do pedágio surgiu durante conversações do prefeito com representantes de entidades e de demais segmentos da sociedade. “Será feito estudo técnico e jurídico, ainda não há nada definido”, informa Shimoguiri.

O prefeito explica, ainda, que a medida valeria apenas para caminhões vindos de outras cidades e Estados, e que usam como passagem a Avenida Rigesa (a partir do trevo da empresa WestRock), parte das Ruas Prefeito Emiliano Uba e Prefeito Pedro Merhy Seleme, além da Rua Pedro Flores e seu prolongamento à ponte sob o Rio Negro, na ligação com a rodovia PR-364. Veículos emplacados no município ou de propriedade de empresas locais estariam isentos da cobrança de taxa.

No caso de viabilidade, a administração municipal pretende debater a proposta com a Câmara Municipal e com os representantes da sociedade civil organizada. “A comunidade será ouvida, terá voz e vez antes de qualquer decisão”, garante o prefeito.

 

Fiscalização

Fora o intenso movimento, outro agravante para a deterioração dos asfaltos em Três Barras tem sido a circulação de caminhões com excesso de carga. A prefeitura pretende, em breve, voltar com a fiscalização para coibir os excessos.

Para isso, o governo municipal diz que possivelmente serão instaladas balanças fixas ou móveis em locais estratégicos, como também deverá firmar convênio com a Polícia Militar, que seria parceira do município na fiscalização.

Publicado por: Assessoria de comunicação em 06/03/2017

Veja algumas fotos desta notícia


Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal