Até às 21h: UBS Leocádio Ribeiro está funcionando em horário ampliado de segunda a sexta-feira

Os usuários dos serviços púbicos de saúde, em Três Barras, agora contam com mais um estabelecimento funcionando em horário ampliado.

Situada na região central da cidade, a unidade básica de saúde (UBS) Leocádio Ribeiro está oferecendo atendimentos médico e enfermagem das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, assim como já ocorre durante o expediente normal.

Além de ser referência para os residentes no centro de Três Barras, a UBS também atende moradores dos bairros Zilda Pacheco/Argentina e Jardim Rio Negro.

Conforme a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege, o horário estendido representa um avanço por facilitar o acesso e aumentar a cobertura nos serviços de atenção primária em saúde.

“É uma iniciativa que vem para beneficiar, principalmente, aquelas pessoas que trabalham durante o dia e não tem como buscar por atendimento de saúde em horário comercial”, garante.

Para a secretaria de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa, a oferta de horário ampliado também serve para desafogar os atendimentos básicos em saúde que acabam se concentrando no Pronto Atendimento Municipal (PAM-24h), especialmente no período noturno.

“As vezes, até por falta de opção, os usuários acabam recorrendo ao PAM, quando a situação poderia ser resolvida numa unidade básica de saúde. Por isso, estamos ampliando o serviço com um segundo estabelecimento de saúde oferecendo atendimento até às 21h”, explica.

A outra UBS do município que conta com horário estendido de segunda a sexta-feira é a Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, e que também oferece atendimentos de enfermagem aos sábados das 07h às 17h, e aos domingos das 08h às 12h.