Na capital, prefeita Ana Claudia Quege busca soluções para o desenvolvimento industrial, infraestrutura e estudo hidrológico

A prefeita interina Ana Claudia da Silveira Quege cumpriu nesta quarta-feira, 07, sua primeira agenda na capital do Estado como chefe do Executivo Municipal de Três Barras.

“Participamos de reuniões bastante proveitosas, nas quais pudemos expor e pedir soluções do governo catarinense a necessidades do município nas áreas de infraestrutura, defesa civil e desenvolvimento industrial”, afirma a prefeita.

O secretário municipal da Defesa Civil, João Francisco Canani, e o esposo de Ana Claudia, o ex-prefeito Elói José Quege, também acompanharam a agenda em Florianópolis.

No encontro com o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, a prefeita interina tratou sobre a expansão da distribuição de energia elétrica para a área industrial 1 do município. A reunião foi intermediada pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviço do Estado, Silvio Dreveck.

Ao justificar o pleito, Ana Claudia lembrou que nesta região da cidade já estão situadas importantes industrias do ramo madeireiro, como Brasnile e a FComp, além de empresas de outros segmentos como Laromac, SC Geomática, Ravato, Planeja Cores, Casa das Calhas, entre outras de pequeno porte.

“Ressaltamos ao presidente da estatal que se trata de uma área pronta não só para a expansão das empresas já existentes, mas também para receber novos empreendimentos. Falamos, ainda, que os investimentos na expansão da rede representam o desenvolvimento industrial e a possibilidade da geração de novos postos de trabalho para a nossa gente”, explica a prefeita.

O secretário Silvio Dreveck disse acreditar no aceno positivo do Governo de SC para o investimento no município.

“O presidente da Celesc nos atendeu muito bem e vai realizar o estudo do projeto de expansão de energia para Três Barras. Acredito que conquistaremos mais uma vez uma grande obra para aumentar a produtividade e geração de emprego em nosso estado. Celesc mais uma vez investindo em prol dos catarinenses”, conclui.

Já na Defesa Civil do Estado, a prefeita Ana Claudia e o secretário João Francisco Canani solicitaram apoio para a realização de estudo hidrológico a fim de detectar e resolver o problema das enxurradas na cidade.

Na ocasião, eles citaram o drama vivenciado por vários moradores dos bairros João Paulo II e Zilda Pacheco/Argentina, quase sempre atingidos pelas inundações após a ocorrência de fortes chuvas. No desastre mais recente, em 18 de janeiro, 50 famílias tiveram que ser removidas temporariamente de suas casas.

Em outra reunião, mas na Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte em Santa Catarina (DNIT-SC), as tratativas foram no sentido de federalizar o acesso da vila da localidade do Km 06 até a BR-280, na Barra Grande.

A intenção do município, segundo a prefeita, é contar com a ajuda do governo federal para poder pavimentar o trecho de aproximadamente cinco quilômetros, e assim dividir o fluxo de caminhões que hoje está todo concentrado em parte da Avenida Rigesa e na SC-120.

“Essa obra é de suma importância para as empresas situadas no Km 06 e também no distrito de São Cristóvão, que teriam encurtados o percurso para o escoamento de suas produções. Mas vale lembrar, também, que é uma obra fundamental para a melhoria da mobilidade e da segurança, já que grande parte dos caminhões deixariam de transitar no perímetro urbano”, garante.