Governador anuncia investimentos para Três Barras e promete custear 50% das obras de revitalização em vias de grande fluxo

A prefeita interina de Três Barras, Ana Claudia da Silveira Quege, trouxe boas notícias da reunião que teve com o governador Jorginho Mello na tarde desta sexta-feira, 07, em Mafra.

O Governo do Estado garantiu, durante agenda na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), a liberação de recursos na ordem de R$ 6 milhões para aplicação na rede de energia elétrica.

O encontro, que fez parte da solenidade do Programa “Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você”, reuniu os 10 prefeitos de toda a região, equipe técnica do Governo do Estado e lideranças políticas.

Só na expansão da distribuição de energia elétrica na área Industrial 1 da cidade serão investidos cerca de R$ 1 milhão. No local estão situadas importantes indústrias do ramo madeireiro, como Brasnile e FComp, além de empresas de outros segmentos como Laromac, SC Geomática, Ravato, Planeja Cores, Casa das Calhas, entre outras de pequeno porte.

“Essa expansão da rede representa a possibilidade de instalação de novos empreendimentos, ampliação das empresas já existentes e o consequente aumento da produção, e ainda a geração de novos postos de trabalho”, comemora Ana Claudia.

Os investimentos da Celesc, na melhoria do sistema de energia elétrica, também contemplarão as redes da localidade de São João dos Cavalheiros e do distrito de São Cristóvão, segunda região mais populosa do município.

Segundo a prefeita, o município também será beneficiado com a modernização do sistema elétrico na subestação da Celesc em Canoinhas, que passará a atender Três Barras em casos de interrupção do fornecimento de energia por parte da regional de Mafra.

Na ocasião o governador também anunciou a liberação de R$ 161 mil para o custeio e manutenção da Fundação Hospitalar da cidade.

Demandas

Entre os pedidos apresentados ao governador estão a necessidade de investimentos na revitalização total da Rua Pedro Flores, que liga o centro da cidade a ponte do Rio Negro, na divisa com o Estado do Paraná, como também da antiga SC-303.

Municipalizada há pouco mais de 10 anos, parte da via se transformou na Avenida Abrahão Mussi, principal acesso do distrito de São Cristóvão a cidade de Canoinhas, e outro trecho na rodovia Dr. Osvaldo de Oliveira, que liga o Alto do Mussi a sede do município.

“Por se tratar de um pavimento antigo, com mais de 30 anos, e por também contar com intenso fluxo, as vezes mais de 1600 veículos pesados por dia, a recuperação total dessas vias, inclusive com a construção de terceira faixa em alguns trechos, é fundamental para melhorar a mobilidade urbana e segurança dos transeuntes”, afirma Ana Claudia, ao lembrar que o custo estimado, para essa obra, é superior a R$ 7 milhões.

O governador solicitou que o município encaminhe projetos de engenharia à equipe técnica do Estado e prometeu auxiliar com pelo menos 50% do custo total das obras.

Na oportunidade, a prefeita ainda teve outro pedido atendido: a autorização para que o município possa proceder a substituição da galeria hoje existe na rodovia SC-120, por tubos de maior diâmetro a fim de melhorar o escoamento das águas do Rio Barra Grande e por fim as contantes inundações em parte do bairro João Paulo II. Já na próxima semana a Prefeitura fará contato, com o órgão competente, para dar início às tratativas da liberação.

“O município já adquiriu a tubulação e dispõe dos recursos financeiros para a execução da obra”, garante ela.

Na reunião ainda foram apresentadas outras duas sugestões: reforma do posto da Cidasc e a revitalização da ponte sobre o Rio Negro.

De acordo com Ana Claudia, é bastante positiva a atitude do governador de visitar as associações dos municípios por toda Santa Catarina e ouvir as demandas dos prefeitos.

“Até porque, ao fim das reuniões, os prefeitos já saem com uma sinalização de quais projetos terão o apoio estadual”, comenta.

Aeroporto

Pela manhã, a prefeita participou, também em Mafra, do ato de assinatura da ordem de serviço para as obras de cercamento do aeroporto de Três Barras, que tem a exploração, gestão e manutenção da infraestrutura instalada feita pelo município, por meio de convênio de subdelegação firmado com o Governo do Estado.

O contrato no valor de R$ 1,6 milhão será executado pela Telas Alambrado e a obra tem o prazo de conclusão prevista de 180 dias.

O aeroporto de Três Barras possui pista de pouso e decolagem asfaltada com dimensões de 1.370 metros de comprimento por 18 metros de largura. Opera voos da aviação geral sob condições visual diurna. Além do município de Três Barras o aeroporto serve aos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo, Irineópolis e Papanduva.