Representantes do município participam de debate sobre o transporte de produtos perigosos

Segurança

Cigerd sediou reunião com os representantes das instituições da região

Se armazenados ou transportados em grande quantidade, os acidentes com produtos perigosos podem se transformar em desastre não só para o meio ambiente, mas também ser prejudicial à saúde das pessoas envolvidas no resgate da carga.

O sinal de alerta para esse tipo de ocorrência foi ligado quando do tombamento de um caminhão que transportava produto químico pela BR-116 em Monte Castelo, no mês de outubro. Sem ter conhecimento técnico e treinamento para fazer a remoção do material, a equipe que atuou no atendimento emergencial veio a sofrer danos.

Diante dessa situação, a Autopista Planalto Sul, concessionária da rodovia, está solicitando parcerias de instituições da região para a capacitação de seus profissionais.

Através de uma iniciativa do coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, o assunto foi debatido durante reunião na sexta-feira (15), no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), com sede em Canoinhas.

Participaram os coordenadores municipais da Defesa Civil e responsáveis das pastas de Meio Ambiente das prefeituras da região, além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e da própria concessionária.

Presente no encontro, a coordenadora municipal da Defesa Civil de Três Barras, Adrielli da Costa avaliou positivamente o evento por, inclusive, já deixar agendada a capacitação para o mês de março.

Segundo ela, no dia 21 acontece o curso teórico e, no dia seguinte, o simulado na própria rodovia com os representantes das instituições envolvidas. “A ideia é que, a partir desse treinamento, haja sinergismo entre todas as equipes no momento do atendimento das ocorrências”, explica.

Servidores da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alir Adur e Elson Haschel também representaram Três Barras na reunião.

Com a participação via videoconferência do gerente de gestão de produtos perigosos da Defesa Civil Estadual, Almir Vieira, também foi debatida ações preventivas e de fiscalização de cargas em rodovias estaduais e federais, e meios urbanos, por parte dos órgãos competentes.

O que é produto perigoso?

É toda substância química, biológica ou radioativa em estado sólido, líquido ou gasoso, que fora do seu recipiente adequado oferece riscos à saúde de pessoas, segurança pública e ao meio ambiente.

Em caso de emergência:

Medidas de segurança comuns que precisam ser tomadas ao se deparar com um acidente com produtos perigosos.

- Afaste-se do local e oriente as outras pessoas a manterem distância;

- Mantenha o evento pelas costas, para evitar inalação de gases tóxicos;

- Telefone para a Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou para o órgão responsável pelo transporte.

Telefones úteis:

- Corpo de Bombeiros – 193