Três Barras já vacinou 50,78% dos grupos prioritários contra a gripe; campanha segue até o dia 30

 

O município de Três Barras vacinou, até o momento, 50,78% dos grupos prioritários contra a gripe (Influenza), aponta relatório divulgado pela Vigilância Epidemiológica.

“Estamos ainda muito aquém do índice que esperávamos, já que em anos anteriores superávamos a meta de 90% do público-alvo antes mesmo do término da campanha”, observa a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações no município.

A vacinação contra a gripe segue até o dia 30 de junho. A dose está disponível para toda população acima de 06 meses de idade.

“Todas as unidades básicas de saúde do município estão abastecidas com vacinas”, garante a enfermeira, que lembra a importância de as pessoas mais vulneráveis estarem imunizadas contra a gripe.

Segundo Kátia, o aumento de internações pela doença em diversas regiões catarinenses, especialmente de crianças e idosos, além da baixa cobertura vacinal no Estado e as quedas bruscas de temperatura, ligaram o sinal de alerta.

Para aumentar a cobertura local, o setor de epidemiologia, juntamente com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), estão realizando busca ativa em diversas localidades do município.

“Porém, há muita recusa por parte da população, inclusive, daquelas pessoas que pertencem ao público-alvo. Isso nos preocupa muito, pois há muita gente desprotegida contra o vírus da gripe”, afirma a enfermeira.

Outra ação que será realizada, a fim de elevar a cobertura, é a Saúde do Trabalhador no dia 29 de junho, data em que as unidades básicas de saúde terão horário estendido até às 21h para atender, principalmente, as pessoas que não têm como buscar pelos atendimentos de saúde em horário comercial.

 

Cobertura por grupo prioritário:

 

  • Idosos – 58,25%
  • Crianças menores de 05 anos – 46,51%
  • Trabalhadores da saúde – 59,88%
  • Gestantes – 48,41%
  • Puérperas – 43,90%
  • Professores – 29,54%

 

 

 

Rolar para cima