Vacinação contra a gripe atinge 67,79% do público alvo

Novo relatório divulgado pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal aponta que o município de Três Barras já imunizou 2.734 pessoas contra a gripe, ou seja, 67,79% do público alvo.

As informações são referentes ao período de 23 de abril a 14 de maio. O levantamento anterior, divulgado logo após o Dia “D” da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, apontava uma cobertura de 59,64%.

O grupo prioritário com maior número de imunizados continua sendo o de idosos, com 1.192 pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 72,73% do público alvo. Já o grupo das crianças (com seis meses e menores de cinco anos de idade) permanece com a segunda maior quantidade de vacinados, somando 753 pessoas (55,04%).

Na sequência vem os trabalhadores da saúde, com 314 imunizados (88,95%); os professores com 282 vacinados (134,29%); as gestantes com 148 (66,97%) e as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que somam 45 vacinadas (125%).

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a de imunizar 90% das pessoas de cada grupo prioritário. Em 2017, o município ultrapassou em 4% o índice preconizado.

Quem ainda não se protegeu contra a gripe, pode se dirigir a qualquer uma das novas unidades de saúde do município para receber a vacina. A campanha prossegue até o dia 1° de junho.

Como ainda há muitas pessoas a serem vacinadas, a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica, faz um apelo para que os pais ou responsáveis levem as crianças de seis meses a menores de cinco anos para tomar a vacina contra a gripe. “Esse chamamento também vale aos idosos e às gestantes, os quais a cobertura vacinal nos preocupa pela baixa adesão, até o momento”, comenta.

Indivíduos com comorbidades (doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônicas, além de diabetes) também têm prioridade para receber a vacina.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

FALTAM SER VACINADOS

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

621

Idosos

522

Gestantes

75

Trabalhadores da saúde

39

Puérperas

Todas vacinadas

Professores

Todos vacinados

 

Rolar para cima