Vacina contra a gripe: restam apenas 360 doses disponíveis à população em Três Barras

Apesar de o Ministério da Saúde orientar os estados e os municípios brasileiros a ofertarem a vacina contra a gripe a todas as faixas etárias a partir desta segunda-feira, 05, o número de doses é reduzido nas nove unidades de saúde de Três Barras.

De acordo com a secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, restam apenas 360 doses da vacina para a livre demanda.

Ou seja, será de 40 a média de pessoas imunizadas em cada unidade de saúde. “Temos disponíveis somente aquilo que nos foi encaminhado no começo da campanha de vacinação e que não utilizamos com os grupos prioritários”, explicou a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações.

A enfermeira informa que até o dia 09 de junho, data em que se encerra a campanha nacional, a prioridade de tomar a vacina continua sendo dos grupos de risco. Só para as crianças, por exemplo, foram reservadas outras 500 doses.

Essas vacinas serão ofertadas exclusivamente às crianças que se imunizaram pela primeira vez este ano, que só receberam uma dose até o momento e ainda precisam receber a segunda delas. “Para esse público, as duas etapas da vacinação são necessárias para que a proteção contra a gripe seja eficiente”, garantiu a enfermeira.

 

Pontos de vacinação

Doses da vacina estão disponíveis nas três unidades de saúde do distrito de São Cristóvão (Posto Azul, Posto Amarelo e Dr. Mário Mussi); também nas unidades do interior (Km 06/ Barra Grande, São João dos Cavalheiros e Campininha); e nas unidades Central de Saúde (no km 02), José Sawinski (Bairro João Paulo II) e Pedro Toporoski (bairro Vila Nova).

Três Barras foi o primeiro município da região a superar a meta de 90% de vacinação dos grupos prioritários, preconizada pelo Ministério da Saúde.

Rolar para cima