Unidade do projeto Mundoteca é inaugurada na EBM Guita Federmann

O hábito da leitura ganhou importante incentivo em Três Barras com a instalação de uma nova biblioteca na Escola Básica Municipal Guita Federmann.

A primeira unidade da Mundoteca, no município, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 18. O evento foi acompanhado pela comunidade escolar, convidados e autoridades.

Com uma estrutura totalmente lúdica, o ambiente conta com um acervo com 300 obras literárias, sendo 10% reservado para livros em braile e audiolivros, espaço para leitura, mobiliário próprio e jogos educativos.

Idealizada pela FGM Produções Culturais, a Mundoteca foi viabilizada através da lei de incentivo à cultura por meio de recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com o patrocínio da empresa WestRock e apoio da Prefeitura de Três Barras, através da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.

O projeto será desenvolvido durante oito meses, tempo em que a biblioteca receberá atividades como contação de histórias, sessões de filmes e iniciativas de incentivo à cultura e leitura.

Em sua fala, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza, enfatizou a importância de as unidades escolares contarem com espaços atrativos e que despertem, nos alunos, o gosto pela leitura.

“Mesmo vivendo em um mundo tecnológico, não podemos esquecer a importância dos livros. É a leitura que estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e aprimora a capacidade interpretativa. É a leitura que proporciona um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos, desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita”, observou.

A vice-prefeita Ana Claudia da Silveira Quege, que no ato representou o Executivo Municipal, agradeceu os idealizadores e patrocinadores do projeto por escolherem rês Barras, enaltecendo também a importância da nova biblioteca como sendo um espaço de acesso democrático aos livros.

A representante da FGM Produções, Fabiana Maugé, e a diretora da escola, Cleide Jonko Bueno, também destacaram a importância do projeto não só para os alunos, mas também para a comunidade local.