Três toneladas de lixo são recolhidas durante ação no distrito de São Cristóvão

Aproximadamente três toneladas de lixo dispensadas irregularmente no entorno da ponte que liga o distrito de São Cristóvão (Três Barras) à Marcílio Dias (Canoinhas) foram recolhidas durante ação conjunta da Intendência Distrital e da secretaria de Viação e Obras na segunda-feira, 12.

Sacos de lixos com materiais orgânicos e recicláveis, restos de monitores de TV, computador, móveis e construções, caixas plásticas e até animais mortos foram retirados do local. Pessoal e maquinário da prefeitura trabalharam quase que o dia todo na ação. Caçamba da Serrana, empresa responsável pela coleta do lixo no município, destinou o material ao seu aterro sanitário.

Conscientização

O intendente distrital Jacob Scheuer lamenta o péssimo hábito das pessoas jogarem lixo em locais impróprios, principalmente, em áreas próximas a rios. “Falta consciência, educação e respeito ao meio ambiente”, reclama.

No distrito a coleta do lixo comum acontece toda semana, de segunda-feira a sábado. Na região próxima a ponte, o recolhimento ocorre toda sexta-feira. “Fato esse que não justifica tal prática, já que não é por falta de opção que isso acaba ocorrendo”, observa Scheuer.

De acordo com o intendente, a dispensa irregular de resíduos não é feita apenas por moradores locais, mas também, por pessoas residentes em outros pontos do distrito. “Infelizmente usam aquela região como local de descarte”, acrescenta.

Ao lembrar que esse tipo de prática é crime ambiental e passível de punição, que a área foi toda recuperada e pedir a colaboração da comunidade, Scheuer disseque “se cada um fizer a sua parte, a cidade ganha em limpeza e organização”. 

Rolar para cima