Três Barras: volta às aulas terá três formatos diferentes para o ensino fundamental

O ano letivo de 2021 começa no dia 18 de fevereiro para os estudantes dos anos iniciais e finais da rede municipal de ensino de Três Barras.

E o retorno às atividades escolares terá três formatos diferentes, sendo que no modelo presencial será de até 50% a ocupação das salas de aula nos turnos matutino e vespertino.

Para garantir a volta das crianças às aulas, os pais ou responsáveis assinaram um termo em que optaram por um dos modelos ofertados durante o período de matrículas e rematrículas, que ocorreu entre os dias 03 e 10 de fevereiro.

Para os alunos de 1° ao 5° anos estão sendo adotados dois formatos: o 100% presencial e o de ensino remoto em casa.

No modo 100% presencial as turmas serão divididas em dois grupos menores. A turma 1 terá aulas às segundas e terças-feiras, enquanto a turma 2 às quintas e sextas-feiras. As quartas-feiras ficam reservadas para a sanitização das salas de aula e para o planejamento pedagógico dos professores. Todos terão atividades para desenvolver no período em que não estiverem na escola.

Outra opção é o ensino remoto, com os alunos permanecendo o tempo todo em suas casas, mas recebendo orientações e conteúdos por meios digitais, além de materiais impressos fornecidos pelas escolas.

Já para os estudantes do 6° ao 9° anos as aulas serão somente presenciais e de segunda a sexta-feira, mas no formato intercalado. Enquanto a turma 1 estiver na escola, a turma 2 ficará em casa, mas com atividades para desenvolver. Na semana seguinte a situação se inverte.

Segurança

A segurança sanitária e de saúde será garantida para todos os alunos que optaram pelo ensino presencial, segundo informou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza. “Equipes da secretaria e das escolas estão organizadas e trabalhando para que tudo aquilo que consta no Plano Municipal de Contingência da Covid-19 para a Educação seja cumprido e executado”, assegurou.

As escolas terão recipientes com álcool em gel 70% instalados na entrada e em pontos estratégicos, para que não só estudantes, mas também professores e demais colaboradores possam fazer a higienização das mãos com frequência.

Assim que chegar a escola, o estudante terá a temperatura aferida. Em caso de alterações, a família será acionada. Só entrará e permanecerá nas unidades escolares quem estiver usando máscara. A regra vale para as crianças, professores e servidores.

A fim de evitar aglomerações nos corredores e demais espaços, os intervalos serão realizados em horários alternados, assim como a merenda será servida em períodos diferenciados.

A exemplo das salas de aula que terão no máximo 50% de ocupação, para manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes, os veículos do transporte escolar também irão circular com apenas metade de sua lotação.

Conforme lembrou a secretária de Educação, o retorno das aulas para os alunos do pré-escolar acontece em 1° de março. Ainda não há data definida para a volta das crianças do berçário e maternal às creches.