Três Barras tem um caso suspeito do novo coronavírus; 21 pessoas estão sendo monitoradas

Em novo boletim divulgado nesta tarde de segunda-feira (23), a secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Três Barras confirmam um caso suspeito do novo coronavírus no município.

Trata-se de um homem de 55 anos, que passou mal e morreu logo após dar entrada no Pronto Atendimento Municipal, na tarde do último domingo (22). O homem tinha residência fixa em Florianópolis, mas estava de passagem na casa de parentes no distrito de São Cristóvão.

Segundo relatos de um acompanhante, o paciente tinha histórico de problemas de saúde, inclusive de pneumonia, e estava se tratando no hospital universitário da capital do Estado.

Devido ao quadro clínico apresentado pelo homem, as equipes de saúde acharam prudente realizar a coleta para o Covid-19. O material foi encaminhado para análise e o resultado deve sair em até uma semana.

A informação corrige divulgação feita nesta manhã, pela Prefeitura, de que não havia nenhum caso suspeito da doença na cidade.

De acordo com o boletim, a Central de Triagem Municipal de Síndrome Gripal atendeu desde a sua abertura, no último sábado (21), um total de 38 pacientes.

A secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica informam que 21 pessoas que apresentaram sintomas gripais, mas não associados ao Covid-19, estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde. Os dados foram atualizados às 12 h de hoje.

Ações

Uma das medidas preventivas adotadas pelo município foi a desinfecção dos prédios públicos do município. O trabalho começou ontem e seguiu hoje, principalmente, em espaços da saúde pública municipal, mercados e farmácias.

O Governo de Três Barras reforça a importância de as pessoas se manterem em regime de quarentena e só procurarem atendimentos de saúde caso apresentem quadro elevado de febre, tosse ou dificuldades respiratórias.

Se o paciente apresentar algum desses sintomas, deve procurar o Centro de Triagem Municipal para Síndrome Gripal, que funciona no Polo da Saúde (centro de fisioterapia), situado em frente ao Hospital Félix da Costa Gomes e Pronto Atendimento Municipal, no km 02, sede do município. O fone de contato é o (47) 3623 – 1237.

Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com o setor de Epidemiologia, através dos seguintes telefones: (47) 3623 – 0895/ (47) 3623 – 0201 ou (47) 9 9157 – 9545.

Como a recomendação é evitar a presença de crianças nas unidades de saúde, o Governo de Três Barras está ofertando o plantão de pediatria via telefone (47) 9 9156 – 7823.

O serviço é oferecido todos os dias, das 08h às 17h, e visa tirar dúvidas ou prestar orientações aos pais sobre sintomas apresentados pelos filhos.