Três Barras supera meta vacinando 101,18% do público alvo contra a Poliomielite

A uma semana do fim da campanha nacional de vacinação, o município de Três Barras já superou a meta preconizada contra a Poliomielite.

Parcial divulgada pela Vigilância Epidemiológica aponta que 1.370 crianças de 1 ano a menores de 5 anos já receberam as gotinhas extra da vacina. Sendo assim, a cobertura está em 101,18%. A meta nacional é vacinar, no mínimo, 95% deste público.

De acordo com o Ministério da Saúde, que tem como base cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.354 crianças estariam aptas a receber o imunizante.  

Para a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações do município, o sucesso da campanha é fruto do trabalho em equipe.

Ela lembra que além da oferta do imunizante nas unidades básicas de saúde (UBS), as vacinadoras também realizaram busca ativa junto aos centros de educação infantil do município.

“Foi uma ação conjunta entre os profissionais de saúde, secretaria de Educação, professores e direção das unidades escolares. Vale ressaltar que só recebeu, as gotinhas, a criança que os pais ou responsáveis autorizaram”, explicou.

O município também colhe bons resultados na Multivacinação, campanha que segue em paralelo à vacinação contra a Poliomielite.

Até o momento, 1.611 menores de 15 anos já compareceram às UBS para a conferência da caderneta vacinal. Destes, 698 atualizaram uma ou até mais vacinas de rotina que estavam em atraso e também dentro da idade preconizada no calendário do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

A campanha segue até o dia 09 de setembro em todas as salas de vacina da cidade e interior de Três Barras, que ficam abertas de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h.

A exceção é a UBS Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão, que tem horário ampliado de vacinação visando atender, principalmente, as pessoas que trabalham fora durante o dia. A sala de vacina da unidade fica aberta até às 19h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, até às 17h, fechando apenas no horário do almoço.

O sucesso de Três Barras tem sido recorrente nas campanhas de vacinação. Recentemente foi 1° lugar, entre os 13 municípios do Planalto Norte, na imunização contra a Influenza (gripe), com uma cobertura de 120,50% dos grupos prioritários; e também contra o sarampo, alcançando 90,83% dos trabalhadores de saúde e 109,50% das crianças maiores de 6 meses e menores 5 anos.

 

 

 

Rolar para cima