Três Barras será uma das cidades beneficiadas com o Projeto Mundoteca

O Planalto Norte acaba de ser contemplado com uma nova ação na área de cultura e educação, que é o Projeto Mundoteca.

Três Barras, Canoinhas e também Itaiópolis são as cidades beneficiadas com o projeto, que tem por objetivo principal proporcionar às comunidades o acesso gratuito e cotidiano a livros literários de diversos formatos e temáticas. 

O hábito de leitura será incentivado por meio da instalação de espaços com ambientação e mobiliário próprio, da doação de acervo com obras literárias, materiais lúdicos (fantoches, brinquedos educativos, entre outros) e equipamentos audiovisuais, além da realização de atividades culturais durante oito meses. 

Serão instaladas duas unidades da Mundoteca em Três Barras, uma no centro e outra no bairro de São Cristóvão, outras duas em Canoinhas, sendo uma na praça e outra na Estação Ferroviária de Marcílio Dias, e uma unidade em Itaiópolis. 

Marcílio Dias e Três Barras já irão receber suas unidades este mês de novembro, nos dias 18 e 19. Na próxima etapa de aberturas, programadas para fevereiro de 2023, devem ser inauguradas as unidades da Mundoteca na Praça de Canoinhas e no bairro São Cristóvão em Três Barras. 

Cada cidade receberá uma biblioteca completa com mobiliário e mais de 600 livros, sendo 10% do acervo reservado para obras em braile e audiolivros. A unidade da praça de Canoinhas e no centro de Três Barras serão contempladas com espaços de leitura com acervo de mais de 300 livros e brinquedos educativos. 

“Acreditamos que a leitura é um direito e uma condição necessária para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, viver uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa” afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto. 

Além das bibliotecas, todas as localidades contempladas terão um treinamento para os agentes culturais sobre mediação de leitura e haverá uma palestra para professores. As formações para mediação de leitura serão realizadas entre os dias 16 e 18 de novembro em Canoinhas. A palestra para os professores “A Força da Literatura na Formação do Indivíduo”, vai acontecer no dia 19 de novembro em Canoinhas. Ministradas pela coordenadora pedagógica do projeto, Marta Pinto Ferraz, profissional renomada de São Paulo. Após a formação presencial, os agentes culturais continuarão com o acompanhamento pedagógico online até julho de 2023. 

Durante oito meses, o projeto vai promover e acompanhar cada biblioteca com atividades como contação de histórias, conversa com autores e sessões de filmes, entre outras atividades culturais e de incentivo à leitura nos espaços. 

 

Acompanhe a programação de atividades nas redes sociais:

no Instagram (https://www.instagram.com/mundoteca.br/

no Facebook (https://www.facebook.com/mundoteca).

 

A Mundoteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, empresa produtora de soluções e embalagens sustentáveis de papelão ondulado, apoio da Prefeitura de Canoinhas, Itaiópolis e Três Barras, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal. 

“As atividades culturais são fundamentais para a construção de uma sociedade igualitária, próspera e com oportunidades e desenvolvimento para todas as pessoas. A WestRock apoia a Mundoteca porque entende a importância de investir em ações com potencial de transformar as comunidades onde atua”, reforça Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da WestRock Brasil.

 

SERVIÇO

 

DATAS DE ABERTURA DAS MUNDOTECAS:

 

TRÊS BARRAS

MUNDOTECA Escola Básica Municipal Guita Federmann 

Inauguração: 18/11 às 15h30

Local: Escola Básica Municipal Guita Federmann

  1. Dr. Osvaldo de Oliveira 

Vila Nova, Três Barras – SC, 89490-000

 

 

DATAS DAS FORMAÇÕES:

 

FORMAÇÃO “A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR DE LEITURA”

Carga horária: 24 horas – com certificado.

De 16 a 18/11/22 das 9h às 17h, com 1 hora de almoço.

Local: Sala de reuniões da Secretaria de Educação de Canoinhas. 

 

 

PALESTRA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E AGENTES CULTURAIS

“A FORÇA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO”

Dia 19/11/22

Das 10h00 às 12h

Local: Estação Ferroviária de Marcílio Dias

Rua Carlos Groth, s/n

Marcílio Dias, Canoinhas – SC

Inscrições: https://forms.gle/2dNdf7xSWkNLgRSB7 

 

SOBRE A FGM PRODUÇÕES:

 

A FGM é uma produtora com mais de quinze anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

 

SOBRE WESTROCK:

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em www.westrock.com.br 

 

 

 

Rolar para cima