Três Barras registra a 31ª morte em decorrência da covid-19

A secretaria de Saúde de Três Barras informa, com pesar, a 31ª morte de munícipe por complicações da covid-19, o oitavo óbito registrado só neste mês de março.

A vítima mais recente da doença é o padre André Juliano de Souza, que faleceu na noite desta quarta-feira, 24, no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, aos 34 anos.

Pároco da Igreja Matriz São João Batista de Três Barras, desde fevereiro do ano passado, o sacerdote apresentou sintomas da doença em fevereiro e foi internado na Fundação Hospitalar da cidade no dia 23.

Como seu quadro clínico apresentou piora no decorrer dos dias, em 02 de março foi transferido para a UTI do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, onde permaneceu por três semanas.

Após apresentar nova piora e por necessitar de hemodiálise, o padre foi hospitalizado em Mafra.

O Governo do Município lamenta a morte do sacerdote, se solidariza e presta condolências aos familiares e amigos por esta perda irreparável para toda a comunidade tresbarrense.

Prefeito Luiz Shimoguiri enalteceu a liderança religiosa do padre, que conquistou amigos e admiradores no tempo em que permaneceu como pároco de Três Barras.

“O padre André foi muito mais que um sacerdote, foi um nato representante do devocionismo católico. Cumpriu sua missão aqui na terra, deixando um legado incrível aos seus paroquianos e à nossa população”, disse.

Diante do agravamento da pandemia na região e no Estado de Santa Catarina, a saúde pública municipal pede para que a população redobre os cuidados e a prevenção, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento social, higienizando as mãos e os ambientes com frequência e usando máscara ao sair de casa.

Boletim

Conforme o 334° Boletim Epidemiológico da Prefeitura, Três Barras têm, no momento, a confirmação de 1340 pessoas já infectadas pela covid-19; 1226 recuperados da doença; 83 casos ativos e que estão sendo monitorados pelas equipes de saúde; e 31 óbitos por complicações do novo coronavírus.

Na quarta-feira, 24, foram registrados oito novos infectados pelo vírus: cinco homens, com idades entre 21 e 51 anos; e três mulheres, com 32, 47 e 53 anos.

A boa notícia é que mais 10 pacientes foram liberados para o convívio social seguro neste último dia, após cumprirem período de isolamento domiciliar.

Foi novamente alta a procura pelo Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal, com 40 pessoas buscando por consultas médicas num intervalo de 24 horas. O local já prestou 5470 atendimentos à população em um ano de abertura.

Está em 81,4% a taxa de ocupação dos leitos SUS da ala covid-19 da Fundação Hospitalar de Três Barras, com 22 internados. Há ainda outros três positivados, mas recebendo tratamento em leitos destinados a convênios e particulares.

Dentre os hospitalizados estão cinco munícipes, nove moradores de Canoinhas e 11 de outras cidades da região e Estado. Um destes pacientes está fazendo uso de ventilação mecânica e sendo assistido, na instituição, enquanto aguarda transferência para uma UTI.

Os dados foram atualizados às 10h30 desta quinta-feira, 25.