Três Barras receberá espetáculo teatral, exibição de documentário, palestra e roda de conversa sobre a Guerra do Contestado

Um dos conflitos mais sangrentos da história do Brasil será relembrado nos palcos culturais de dez cidades catarinenses entre os dias 16 e 29 de maio.

Em Três Barras, haverá apresentações nos dias 16 e 17 de maio no auditório da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima, no distrito de São Cristóvão. As atividades têm início previsto para as 19h.

Além das encenações teatrais, ocorrerão rodas de conversa, palestras, oficinas e exibição de documentário. Todas as apresentações são gratuitas e têm um objetivo maior: rememorar a história do povo caboclo, valorizar a identidade cultural local e impedir o esquecimento de tudo o que foi contestado durante quatro anos de conflito: terras, direitos e vidas.

A Guerra do Contestado nunca pode ser esquecida e precisa ser tratada com a devida importância que a história exige. Ocorrida entre 1912 e 1916, foi resultado da disputa de terras por Santa Catarina e Paraná no planalto entre os dois estados, numa região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. O episódio opôs sertanejos e forças militares e, embora a quantidade de mortos seja imprecisa, estima-se entre 10 mil e 20 mil o número de pessoas que perderam a vida nos confrontos.

Pouco encontrada nos currículos escolares, mesmo com tamanha relevância para o país, a Guerra do Contestado é estudada por pesquisadores e artistas que se dedicam a eternizá-la. E neste contexto destaca-se o trabalho da Cia Mútua, fundada em 1993, em Joaçaba, e desde 2007 sediada em Itajaí. 

Com espetáculos apresentados em 18 estados brasileiros e outros três países e 19 prêmios nacionais e internacionais conquistados, o grupo consagra 30 anos de carreira com um dos seus principais trabalhos. Estreado em março de 2019, “Contestados” é rico em informações obtidas pela equipe em visitas a locais relevantes, entrevistas com moradores e estudiosos, leituras especializadas e vídeos sobre o tema.

A história é contada pelas atrizes Laura Correa e Mônica Longo por meio de teatro de animação. Em cena são utilizados 100 quilos de terra crua, que espalhada sobre uma mesa, sustenta figuras, cenários e adereços. O elemento terra compõe a geografia da história que vai sendo narrada, convertendo-se em montanhas, planícies e vales, mas sobretudo sendo o grande símbolo dramatúrgico da obra: o conflito por terras. Com entrada gratuita, a peça é indicada para públicos acima dos 12 anos de idade e contará com acessibilidade em libras.

Além das apresentações, o projeto também terá rodas de conversa com grupos de cultura cabocla, mediados pela museóloga Letíssia Crestani e ações formativas com profissionais convidados. O projeto tem patrocínio de Weg, Celesc e SC Gás e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

TRÊS BARRAS

 

Terça-feira, 16/05, às 19h

Auditório do CAIC

Exibição do Documentário “Terra Cabocla” (Plural Filmes) + Palestra “O cinema como ferramenta de debate”, com cineasta Glauco Broering

 

Quarta-feira, 17/05, às 19h

Auditório do CAIC

Apresentação “Contestados” + Roda de conversa com Viviane Bueno

 

 

SINOPSES

 

Espetáculo “Contestados”

Cia Mútua (Itajaí/SC)
Duração: 55 minutos

Sinopse: Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

 

Rodas de Conversa

Grupos de Cultura Cabocla Locais | Mediação de Letissia Crestani
Duração: 60 minutos

Sinopse: Sempre após as apresentações, as rodas de conversa entre o elenco do espetáculo e um grupo de cultura cabocla da cidade tem o intuito de provocar o debate acerca das questões estéticas e políticas que o espetáculo envolve.

 

Documentário “Terra Cabocla”

Plural Filmes / Direção: Márcia Paraíso e Ralf Tambke
Duração: 82 minutos

Sinopse: Passados 100 anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense – a Guerra do Contestado, o filme traz a força de resistência cultural do povo caboclo.

 

Palestra “O cinema como ferramenta de debate”

Ministrante: Glauco Broering

Duração: 90 minutos
Sinopse: A proposta é contar como foi o percurso de realização do documentário “Terra Cabocla”, a busca pelos personagens de fala, a filmagem e a importância da montagem de um documentário. Também analisará as distintas reações do público.

 

Oficina “Sensibilização para as formas animadas”

Ministrante: Guilherme Peixoto
Duração: 3h

Capacidade: 20 pessoas adultas

Sinopse: Busca sensibilizar os participantes para a animação de objetos cotidianos que podem ganhar vida através do movimento. Está direcionada a iniciantes no teatro de formas animadas ou educadores que desejam ampliar suas metodologias pedagógicas.

 

Palestra “O Contestado na sala de aula”

Ministrante: Professor Dr. Paulo Pinheiro Machado
Duração: 90 minutos

Sinopse: A conversa tem o propósito de fazer um panorama sobre a Guerra, analisando suas origens e os desdobramentos do conflito do Contestado para a comunidade estudantil.

 

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

 

Coordenação e Produção: Laura Correa e Mônica Longo
Produção Local: Gilson Máximo e Gustavo Zardo
Coordenação Técnica: Guilherme Peixoto
Técnicos de Montagem: Flávio Andrade e Guilherme Freitas
Mediação das Rodas de Conversa: Letissia Crestani
Palestrantes: Glauco Broering e Paulo Pinheiro Machado
Oficineiro: Guilherme Peixoto
Registro: Lenon César
Assessoria de Imprensa: Taina Borges
Arte Gráfica: Antônio Humberto

 

CONTATOS

 

(47) 99983-6678 e/ou (47) 99905-5058

www.ciamutua.com.br

@cia_mutua

 

Taina Borges – 49 999585758 – imprensa

 

=============

 

Rolar para cima