Três Barras já vacinou 36,75% do público prioritário contra a gripe

Dados parciais divulgados pela Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica apontam que o município de Três Barras já imunizou 1.223 pessoas (36,75%) contra a gripe, todas inseridas nos grupos prioritários.

O levantamento é referente ao período de nove dias úteis, contado a partir de 17 de abril, data em que teve início a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

De acordo com os dados, o grupo com maior número de imunizados é o de idosos com 712 pessoas, ou seja, 43,44% do público alvo. O grupo das crianças (com seis meses e menores de cinco anos de idade) está com segunda maior quantidade de vacinados, somando 345 pessoas (24,56%).

Na sequência vem os trabalhadores da saúde, com 86 pessoas imunizadas (25,37%); as gestantes com 66 pessoas (27,50%) e as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que somam 14 vacinadas (35,90%).

Segundo a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica, a meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário.

Para que isso ocorra, doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas Unidades da Saúde da Família Dr. Mário Mussi, Ailton Mendes (Posto Amarelo) e 004 (Posto Azul), no distrito de São Cristóvão; Unidade Central de Saúde (centro da cidade); nas Unidades Saúde da Família José Sawisnki, no bairro João Paulo II e Pedro Toporoski, no bairro Vila Nova; e na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São João dos Cavalheiros, no interior do município.

O acesso à imunização também será garantido com a promoção do dia “D” da campanha, a ser realizada no sábado, 13 de maio, com a vacinação sendo intensificada em todas as unidades de saúde da cidade e interior.

Para receber as doses, é importante que todos apresentem o cartão de vacinação. A campanha segue até o dia 26 de maio.

 

GRUPO PRIORITÁRIO

TOTAL A SER VACINADO

Crianças (06 meses e menores de 05 anos)

1.407

Trabalhadores de Saúde

353

Gestantes

241

Puérperas

40

Idosos

1.639

Rolar para cima