Três Barras fortalece as ações do Planejamento Estratégico de Gestão Municipal

O município de Três Barras, situado no planalto norte catarinense, vem obtendo importantes avanços nas ações desenvolvidas por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/SC. Após a inauguração da Sala do Empreendedor, o foco das ações passou a ser voltado ao Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM). 

Com isso, foi possível elencar os setores prioritários a serem trabalhados, definindo os objetivos estratégicos para a elaboração do plano de gestão das secretarias deAgricultura e Meio Ambiente; Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Educação, Cultura e Esporte; Finanças; Habitação; Intendência Distrital; Limpeza e Urbanismo; Saúde; Obras e Samasa.

A iniciativa, que conta com o suporte de consultores e especialistas do SEBRAE/SC, oportunizará trabalhar um projeto por secretaria,  visando obter um instrumento de política pública efetivo para alcançar o máximo desempenho de toda a gestão.

PEDEM                

Outra ação em andamento é o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), que vai definir eixos prioritários para fomentar o desenvolvimento econômico na cidade. Um diagnóstico preliminar já apontou que três segmentos tem papel importante na economia de Três Barras: a agropecuária, a indústria e o segmento de comércio e serviços.

Para o mês de junho estão previstas visitas técnicas a empresas e instituições da cidade. O objetivo é que cada munícipe contribua no debate e na construção do Plano. Em um encontro realizado no mês de março, algumas prioridades já foram apontadas, como: o fortalecimento do comércio local, a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho por meio de cursos técnicos, melhorias na infraestrutura urbana, a agregação de valor à produção do campo e a geração de novos postos de trabalho.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abrahão Mussi, o PEDEM vai permitir um raio-x para auxiliar o poder público municipal na tomada de decisões, mas seu sucesso depende da participação de todos. “Nesse momento, é fundamental o envolvimento das lideranças empresariais para elaborar um plano que traduza as reais necessidades para o desenvolvimento econômico”, destaca.

O trabalho de construção do PEDEM prossegue nos próximos meses, com a realização de debates e reuniões. Atualmente, a economia do município tem como base a indústria de celulose, responsável por empregar milhares de trabalhadores.

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora foi implantado no segundo semestre de 2017 com o objetivo de promover uma transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em diversos eixos como a promoção de políticas para pequenas empresas, melhoria do ambiente de negócios da cidade, capacitações e protagonismo local.

A iniciativa é desenvolvida pelo Poder Público Municipal em parceria com o SEBRAE/SC e contempla 34 soluções que auxiliarão no crescimento do ambiente de negócios, fortalecerão o empreendedorismo nas escolas e fomentarão iniciativas com a comunidade.

— 

Assessoria de Imprensa SEBRAE-SC / Regional Norte

Luan Vosnhak 
Jornalista – MTE Nº 5920/SC
(47) 98411-0410
(47) 3402-3200

 

Rolar para cima