Três Barras confirma o primeiro caso positivo para Covid-19 no município

A Prefeitura de Três Barras confirmou na noite desta terça-feira, 28, o primeiro caso de coronavírus no município.

Laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen/SC), divulgado nesta tarde, detectou a infecção por Covid-19 em um rapaz de 29 anos, funcionário terceirizado que está trabalhando nas obras de expansão da WestRock.

Pela manhã, através da imprensa, a empresa havia divulgado nota e cópia de exame descartando a infecção do trabalhador pelo vírus. “Nossa referência é o Lacen/SC, órgão oficial do Estado na identificação ou não da doença por meio das coletas realizadas em todos os municípios catarinenses”, frisou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

A Vigilância Epidemiológica do município informa que seguiu todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde, desde a primeira avaliação médica do trabalhador realizada no Centro de Triagem Municipal de Síndrome Gripal de Três Barras, no último domingo, 26.

Por apresentar febre alta, tosse, dor de cabeça e diarreia, o rapaz foi encaminhado para a sala Convid-19 do Pronto Atendimento Municipal de Três Barras, local onde foi feita a coleta de material para poder confirmar a doença.

“Só depois de realizado o exame é que o funcionário foi transferido para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas, que é referência regional para os casos de complicações respiratórias neste período de pandemia”, explicou a secretária de Saúde.

A secretaria de Saúde informa que, ainda no dia da realização do exame, orientou a WestRock a manter em isolamento as demais pessoas que estavam em contato direto com o trabalhador, no alojamento. “Instruímos que todos que dividiam o mesmo espaço, na casa, deveriam permanecer sem sair do local até recebermos o resultado oficial do exame”, acrescentou Raquel, ao antecipar que o município deve endurecer as medidas preventivas a fim de evitar a propagação da doença.

Os alojamentos que ficam na cidade de Três Barras já vinham sendo monitorados por equipe formada por profissionais das vigilâncias sanitária e epidemiológica.