Três Barras adere a projeto do Sebrae que cria rotas e roteiros para incentivar turismo de SC

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do turismo de Santa Catarina e contribuir para a retomada do setor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investirá R$ 1,8 milhão em 14 cidades do estado, para implantar um projeto que cria rotas e roteiros turísticos em diversas regiões catarinenses.

A proposta, que conta com a parceria fundamental da Instância de Governança Turística Caminhos do Contestado, Prefeituras e Associações da região, prevê atender empresas e propriedades rurais no setor de turismo dos municípios participantes da iniciativa.

“A implantação da solução de rotas e roteiros permitirá que as cidades passem a ofertar um destino turístico mais atrativo, organizado e capaz de atender as necessidades e expectativas dos turistas”, explica Jaime Dias Junior, gerente Regional Norte Sebrae/SC.

Três Barras é um dos municípios do Planalto Norte que aderiu à iniciativa. Viviane Bueno, que é turismóloga e gestora cultural da cidade, comemorou a participação no projeto.

“É um momento impar para o município. Podemos afirmar que se trata de uma virada de chave para o desenvolvimento do turismo local. Nos próximos dois anos, o projeto irá proporcionar orientação e qualificação aos inscritos, sejam eles empresas, artesãos ou propriedades rurais. A ideia é fomentar a criação de novos produtos e serviços que, posteriormente, poderão fazer parte do roteiro e rota turística local e regional”, destacou a gestora cultura, ao afirmar que a Prefeitura de Três Barras é parceira do Sebrae, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Na região, também passam a integrar o projeto as cidades de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá.

A iniciativa prevê que o Sebrae subsidie 80% do valor, enquanto os outros 20% serão de responsabilidade das prefeituras. A exceção é Canoinhas, na qual as empresas farão adesão pela Associação Empresarial do município.

Etapas do projeto

Conforme explica Milena Zimmermann de Freitas, Gestora de Projetos do Sebrae/SC, a implantação do projeto de rotas e roteiros turísticos será a partir de quatro etapas realizadas em cada uma das cidades participantes. O primeiro, ainda em 2022, classificado como diagnóstico e sensibilização, é composto por atividades de identificação do potencial turístico da região, mapeamento georreferenciado da oferta turística e sensibilização do trade-turístico do local.

Em seguida, em 2023, o desenvolvimento de produtos consiste, principalmente, na definição do cardápio de produtos e serviços que farão parte da rota turística e na orientação do processo de desenvolvimento, além de garantir que os produtos e serviços possam atender às exigências da demanda.

Depois, a formatação da rota turística reunirá ações para integrar a oferta turística da área com a gestão compartilhada da futura rota. Por fim, a etapa de instrumentos de comunicação e comercialização deve se concentrar no desenvolvimento das ações fundamentais para a promoção e comercialização da rota turística junto às operadoras de agências de viagem e turistas autoguiados, com foco em aumentar o número de visitantes, e consequentemente o faturamento dos empreendimentos.

As vagas são limitadas e a participação subsidiada pelo Sebrae e parceiros. Mais informações nos fones (47) 3188-1600 com Vanessa ou (47) 3419-6508 com Milena.

Informações: Sebrae/SC

Adptações ao texto: assessoria de comunicação da Prefeitura de Três Barras