Notícias do Município de Três Barras

TRÊS BARRAS VAI CONTAR COM O ATENDIMENTO DO NÚCLEO DE PSICOLOGIA DA UNC

Educação
TRÊS BARRAS VAI CONTAR COM O ATENDIMENTO DO NÚCLEO DE PSICOLOGIA DA UNC


O Núcleo de Psicologia da Universidade do Contestado, campus Canoinhas, irá iniciar o atendimento de pacientes de Três Barras. Através de uma parceria anunciada pela vice-prefeita do município, Ana Claudia Quege, e a diretora do campus, Fabiana Ludka, o serviço se baseará no modelo que já foi adotado com outra Secretaria de Saúde em anos anteriores. Em 2020 o trabalho do núcleo conseguiu zerar a fila de espera do SUS por acolhimento psicológico em Canoinhas.

 

 Os atendimentos são gratuitos, ocorrem de modo presencial, respeitando os protocolos de segurança da COVID-19, e são destinados para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O controle e encaminhamento para o núcleo acontecerá pela própria Secretaria de Saúde de Três Barras.

 

Até então, apenas pessoas vinculadas ao SUS de Canoinhas tinham o acesso ao serviço. A extensão para outras cidades da região não vai interromper o acesso dos canoinhenses ao núcleo: “hoje nós comemoramos a expansão do atendimento para outro município, que no caso é Três Barras, mas a parceria com Canoinhas continua, o núcleo vai continuar atendendo as pessoas encaminhadas pelo SUS, agora, dos dois municípios”, explica Jaquelini Conceição, Coordenadora do Curso de Psicologia da UnC.

 

                O núcleo da UnC trabalha com atendimentos prestados pelos estagiários que são acadêmicos do último ano do curso de Psicologia, supervisionados diretamente pelos professores e psicólogos. Ali são realizadas as triagens: o Plantão Psicológico, Escuta Qualificada, Psicoterapia Individual, Familiar e Casal.

 

SOBRE O NÚCLEO

 

Desde sua inauguração em 2018, o Núcleo de Serviços em Psicologia (NSP) da UnC já realizou diversas atividades como aulas temáticas, aulas práticas, trabalho com técnicas específicas em Psicologia e também estudos diretivos em atividades dispostas pelos professores.

 

O NSP tem como objetivo possibilitar aos futuros Psicólogos, oportunidades práticas e vivenciais, proporcionando a aplicação do conhecimento, e o desenvolvimento de habilidades, competências e o amadurecimento para atuação profissional.

 

O NSP funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Roberto Ehlke, 86, centro de Canoinhas, no horário das 15h às 17h, e das 18h às 22h.

 

COMO AGENDAR UM ATENDIMENTO?

 

Qualquer munícipe de Canoinhas ou Três Barras pode ser atendido pelo setor de Psicologia da UnC. Os pacientes devem procurar suas Unidades Básicas de Saúde, que após atendimento médico são encaminhados para atendimento psicológico. É a própria equipe de saúde do município que providenciará o agendamento para o paciente. O atendimento é gratuito e faz parte dos serviços que a Universidade do Contestado presta para toda comunidade.

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Veja mais notícias


Encaminhe suas reclamações, denúncias, solicitações e sugestões.
Tire suas dúvidas. Acesse a ouvidoria Municipal

Formulário de Cadastro de Vacinação COVID-19

Plano Municipal de Contingência da Covid-19 para a Educação