TRÊS BARRAS INICIA PROJETO DE REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA

O Governo de Três Barras através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com os Colégios municipais e estaduais, iniciou o Projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha.

Vale ressaltar que a ideia foi compartilhada pelos professores, alunos, famílias e a comunidade escolar como um todo. A coleta dará ao óleo de cozinha usado o destino certo, evitando assim, a poluição do meio ambiente.

Após recolhido, esse material será reutilizado na produção de biodiesel. “Este Projeto estará possibilitando aos nossos alunos, a oportunidade de se tornarem cada vez mais multiplicadores da cultura de prevenção ambiental” explica a coordenadora do Projeto, Dionice Guimarães.

De acordo com o biólogo, Wille Macelai, o óleo quando é jogado diretamente na pia ou ralo, acaba poluindo os córregos, riachos, rios e o próprio solo. Para ele, além de danificar o encanamento, o óleo interfere na passagem de luz.

“Com esta retenção de luminosidade, os vegetais acabam sendo prejudicados em seu crescimento. Sem a transferência de oxigênio para a água, o sistema não consegue gerar vida” conclui o biólogo. Os recipientes com o óleo usado poderão ser entregues nas próprias Unidades de Ensino.