Solenidade: projeto PUMA forma 192 estudantes da rede municipal de ensino em Três Barras

Parceria entre a 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Três Barras formou mais nove turmas no Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA), totalizando 192 estudantes dos 4° anos do ensino fundamental da rede pública municipal.

A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira, 06, na sede social da ADC Rigesa, e reuniu autoridades civis e militares, alunos envolvidos no projeto e seus familiares, e também profissionais das escolas.

Até chegarem à formatura, os alunos tiveram 12 horas/aula, com encontros semanais iniciados no dia 04 de abril. O curso foi ministrado pela sargento Rosilene Munhoz, e combinou a teoria trabalhada em sala de aula com as práticas realizadas fora das escolas. Temas relacionados à atuação da própria PM Ambiental, fauna, flora, água, preservação, lixo, projeto PUMA e proteção ambiental marcaram as atividades.

Durante o ato solene, a PM ambiental promoveu a entrega simbólica de certificados a representantes dos estudantes e professores de cada uma das escolas participantes; e premiou alunos destaques na redação com o mascote Juca, que simboliza a força, resistência e perseverança, marcas defendidas pelo programa.

Os estudantes que obtiveram destaque no curso receberam bicicletas de presente, como forma de reconhecimento pela dedicação, esforço e disciplina desempenhados durante as aulas.

Em nome dos demais formados, a aluna Alana Aparecida Tomporoski Brozoski firmou compromisso em adotar as práticas aprendidas durante o programa.

Professoras e diretoras das escolas envolvidas receberam homenagens pelo apoio incondicional que deram ao programa.

Autoridades como o 1° tenente Guilherme Wildner Wolf, comandante da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental; coronel Wilson Cava, comandante do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH); 1° sargento José Silvano Schiessl, comandante do Grupo da Polícia Militar de Três Barras; 3° sargento Edenilson Leal de Barros, comandante do 1° Grupo de Bombeiros Militar; secretário municipal de Administração, Antônio Tsunoda, que no ato representou o prefeito Luiz Shimoguiri; e a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, Edith de Souza compuseram a mesa principal.

Estudantes premiados com o mascote Juca:

• Douglas Kurcezki – EM João Pedro de Oliveira
  • Laura Caroline Schiessl – EBM Franciso Rocha
  • Milena Shmiluk Koutton – EBM Cyríaco Felício de Souza
  • Alisson Erivelton Ostroski – EBM João Pacheco de Miranda Lima (Extensão)
  • Ana Clara Batista – EBM João Pacheco de Miranda Lima (Extensão)
  • Maria Vitória dos Santos Lara – EBM João Pacheco de Miranda Lima (Extensão)
  • Julia Xavier da Cruz – EBM João Pacheco de Miranda Lima (Extensão)
  • Alana A. Tomporoski Brozoski – EBM Guita Federmann
  • Gustavo Gehlen Kessin – EBM Guita Federmann

Alunos que receberam as bicicletas:

• Rafaela Corrêa – EBM João Pacheco de Miranda Lima (Extensão)