Solenidade marca a formatura de 188 alunos pelo Puma em Três Barras

Desenvolvido em todo território catarinense pela Polícia Militar Ambiental, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma) formou sua segunda turma em Três Barras, em menos de um ano.

A solenidade de entrega de certificados aconteceu na noite de terça-feira (25) no Rancho Brasil, na localidade de Colônia Tigre, interior do Município.

Iniciada em 04 de abril e concluída em 13 de junho após 12 horas aula, a edição deste primeiro semestre reuniu 188 estudantes dos 4° anos das escolas da rede municipal de ensino.

Em dezembro do ano passado, a iniciativa da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em parceria com o Governo de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, já havia formado outros 217 alunos.

Para chegarem à formatura, os estudantes participaram de encontros semanais que combinaram a teoria trabalhada em sala de aula com as práticas realizadas fora das escolas.

Foram abordados conteúdos das cartilhas Nosso Ambiente, além de assuntos relacionados à fauna, flora, água, pesca, poluição, lixo, queimadas, preservação e proteção ambiental e sobre a atuação da própria PM ambiental.

“O projeto buscou o envolvimento dos participantes no sentido de sensibilizá-los a proteger e recuperar o meio em que vivem, contribuindo também para o crescimento intelectual, consciente e ético no que tange o convívio dessas crianças no ambiente escolar e na comunidade em que estão inseridas”, observou a sargento Rosilene Munhoz, que ministrou as aulas do Puma no Município, com o apoio da professora Maria Cristiane dos Santos Hoinaski.

A PM ambiental reconheceu o esforço e dedicação dos participantes, entregando aos autores das melhores redações o mascote do projeto. Já o aluno Victor Rinardi Follador, da Escola Básica Municipal Guita Federmann, foi premiado com uma bicicleta por ter sido o autor da redação destaque sobre o Puma.

Falando em nome dos demais formandos, a estudante Maria Vitória Majeski dos Santos firmou compromisso de adotar e defender as práticas aprendidas durante o curso.

O apoio incondicional que o Puma teve nas escolas rendeu homenagens à representantes da administração municipal e da segurança pública, bem como às diretoras e professores envolvidos no projeto, que receberam decorações confeccionadas em madeira e, também, em gaiolas apreendidas em operações contra crimes ambientais.

Um dos homenageados, prefeito Luiz Shimoguiri pautou seu discurso na importância da preservação ambiental, destacando ainda o papel dos jovens em conscientizar as demais gerações. “Repassem os valores que vocês aprenderam e incentivem as pessoas a proteger o meio ambiente. Pequenas ações podem e fazem a diferença”, frisou.

Autoridades como o tenente coronel Adair Alexandre Pimentel, comandante da 2ª Região da Polícia Militar Ambiental; o major Fernando Luiz Lopes, comandante da 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental; 2º sargento Reginaldo Scheuer, comandante do Grupo PM de Três Barras; subtenente Willian Carlos, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade; coronel Marcelo Ryu, comandante do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH); secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda compuseram a mesa principal.

Autores das melhores redações:

– Nicolly Larissa Kovalski (E.R.M Cyríaco Felício de Souza)

– Maria Gabrieli Brozoski ((E.B.M Guita Federmann)

– Nicole Hack Zattar da Silveira (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima – Extensão)

– Keslian Lucas da Costa (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima – Extensão)

– Mellanie Vitória Pereira (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima – Extensão)

– Marcos Vinicius Gonçalves Olegário (E.B.M Guita Federmann)

– Tainá Vitória de Oliveira (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima – Extensão)

– Jean Kennedy Miller (E.B.M Guita Federmann)

– Vitória da Costa Lemes Gonçalves (E.M João Pedro de Oliveira)

– Mateus Rafalski Pereira (E.B.M Guita Federmann)

– Juliana Aparecida Boldin (E.B.M Francisco Rocha)

Autor da redação destaque:

– Victor Rinardi Follador

Homenageados pelo apoio prestado ao Puma:

– Prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri

– Secretário de Educação Antônio Tsunoda

– Sargento Rosilene Munhoz, instrutora do programa

– Professora Maria Cristiane dos Santos Hoinaski, apoiadora do projeto.

Profissionais de Educação homenageados:

– Mona Uba Dequech Denk, secretária adjunta de Educação

– Arlete Metka Shermak, diretora da E.R.M Cyríaco Felício de Souza

– Ana Cristina Seben de Souza, diretora da E.B.M Francisco Rocha

– Cleide de Fátima Jonko Bueno, diretora da E.B.M Guita Federmann

– Rosane A. Rodrigues Farias, diretora da Extensão da E.B.M João Pacheco de Miranda Lima

– Márcia Aparecida Strapazzon Bastos, diretora da E.M João Pedro de Oliveira

Professores homenageados: