Sinal verde para as campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo

Começou nesta segunda-feira, 04, as campanhas de vacinação contra o vírus Influenza, que provoca a gripe, e contra o sarampo. Cada uma delas tem público específico e seguem até o dia 03 de junho.

 

Influenza

Esta primeira etapa de vacinação contra a gripe, que vai até 30 de abril, – também considerado o dia “D” da campanha nacional – irá priorizar os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.

Em Três Barras, a vacinação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde (UBS) da cidade e do interior, das 08h às 17h de segunda a sexta-feira.

A pessoa acamada ou com dificuldades de locomoção será vacinada em seu próprio domicílio.

Já no período de 02 de maio a 03 de junho está prevista a segunda etapa da mobilização, que contemplará as crianças com 06 meses a menores de 05 anos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas; caminhoneiros; profissionais do transporte coletivo rodoviário para passageiros; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que estão em medidas sócio – educativas.

A Vigilância Epidemiológica recebeu da secretaria de Estado da Saúde, até o momento, 580 doses do imunizante, o correspondente a 20% da demanda necessária. A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos 2.439 idosos e dos 436 profissionais de saúde cadastrados no município.

 

Sarampo

A vacinação contra o sarampo está sendo realizada de forma simultânea à mobilização contra o vírus influenza. O público alvo é de trabalhadores da saúde e de crianças de 06 meses a menores de 05 anos que devem tomar a vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. Além do sarampo, a tríplice viral também protege contra a caxumba e rubéola. A meta é imunizar pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários.  

A Vigilância Epidemiológica informa, ainda, que todas as crianças de 06 a 08 meses e que são comprovadamente portadoras de alergia à proteína do leite de vaca, não devem receber a vacina tríplice viral do fabricante Sérum Índia. Este público deve ser vacinado com a dose do laboratório Fiocruz.  

Para receber as vacinas é preciso apresentar a caderneta de vacinação, cartão SUS e CPF.

 

 

Rolar para cima