Shimoguiri reúne vereadores e secretários para definir construção de escola, revitalização de avenida e regularização fundiária

Prefeito Luiz Shimoguiri se reuniu com vereadores e secretários municipais na manhã desta sexta-feira (15) para listar e ouvir sugestões sobre projetos que pretende implementar em Três Barras, no decorrer deste ano.

A partir do encontro ficou definida, por exemplo, a construção de uma nova unidade escolar com capacidade de abrigar até 800 alunos, em substituição às atuais instalações da escola municipal Guita Federmann, situada no Km 02. “Até apresentamos a opção de reforma do atual prédio, mas foi consensual e unânime a edificação de um novo espaço”, explica o prefeito.

O Governo Municipal tem duas opções de áreas para a construção: uma delas fica ao lado do ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza, enquanto a outra na antiga Vila 3, com aproximadamente oito mil metros quadrados. Ambas pertencem à prefeitura. A definição deve acontecer nos próximos dias.

A intenção é concluir a obra até o primeiro trimestre do próximo ano. “Será uma estrutura com arquitetura moderna, confortável, segura e sustentável”, frisa o prefeito.

Unidade de Saúde

Durante a reunião, Shimoguiri reafirmou o compromisso de abrir, no decorrer do mês março, a unidade de saúde Leocádio Ribeiro situada próxima às secretarias de Saúde e Educação, no centro da cidade. Apesar de ter sido anunciada no começo deste mês, a decisão foi tomada em janeiro, durante encontro com os vereadores e vereadoras que compõem a base governista, na Câmara.

O espaço vai funcionar no segundo piso do prédio, juntamente com a Vigilância em Saúde, e deve receber pacientes da região central e dos bairros Jardim Rio Negro e Zilda Pacheco/Argentina. “Também ouvimos a equipe técnica da secretaria municipal de Saúde e, especialmente, atendemos a uma reivindicação das comunidades que serão contempladas com a nova unidade”, acrescenta o prefeito.

Shimoguiri também deu detalhes sobre a conclusão das obras no primeiro piso do prédio, entre as quais o fechamento dos espaços entre os pilares. O local futuramente deve abrigar parte da estrutura administrativa da pasta de Saúde.

A prefeitura também irá investir na construção de estacionamento, áreas de circulação e no paisagismo no entorno do prédio. Se somados, os valores aplicados nas áreas interna e externa do espaço devem consumir aproximadamente R$ 500 mil em recursos próprios do município. As obras devem iniciar no decorrer do mês de março, com término previsto para o segundo semestre deste ano.

No ano passado, o Governo do Município já havia aplicado R$ 67 mil na construção de uma rampa em concreto armado – com proteção lateral de guarda corpo e corrimões – e que possibilitou a circulação exclusiva de pedestres, cadeirantes, pessoas idosas e com mobilidade reduzida ao piso superior do prédio. “Com isso o espaço deixou de ser ocioso”, comenta o prefeito.

Projetada e construída pela antiga administração municipal para receber até ambulâncias no segundo andar do prédio, a obra que custou em torno de R$ 640 mil – sendo R$ 406 mil originários do Governo Federal – ganhou repercussão nacional por, curiosamente, ter sido entregue no final de 2016 sem contar com a rampa de acesso.

“O prédio não pôde ser usado de imediato, mas a placa inaugural estava lá como se a obra estivesse pronta”, lembra o prefeito, ao falar da surpresa que teve ao assumir o Governo do Município. Para poder colocar o espaço a serviço da comunidade, a atual gestão totalizará investimentos de aproximadamente R$ 800 mil, sendo que cerca de R$ 230 mil já foram quitados com recursos próprios e que são referentes à contrapartida do município para a construção.

Avenida Rigesa

Uma das obras mais aguardadas pela população da cidade, a revitalização da Avenida Rigesa deve ser licitada ainda no primeiro semestre deste ano.

O projeto de engenharia e arquitetura foi apresentado pelo secretário de Administração e Planejamento, Zair Packer, que explicou passo a passo as etapas de execução das obras.

Orçada em aproximadamente R$ 3 milhões, a revitalização prevê drenagem pluvial; recapeamento asfáltico; construção de ciclovias, passeios, estacionamentos e áreas de convivência; além da instalação de abrigos para passageiros, colocação de sinalização e paisagismo.

O trecho a ser revitalizado é de aproximadamente 1.350 metros lineares, entre o Restaurante Romanhuk e o trevo de acesso de acesso a Fabrica de Papel da WestRock e a SC-120, também conhecido como o trevo da PM.

Regularização fundiária

Na reunião, Shimoguiri também prometeu unir esforços e dar atenção especial ao processo de regularização fundiária de lotes e terrenos em diversas localidades do município. A expectativa, segundo ele, é fazer com que aproximadamente 600 famílias consigam a escritura definitiva de seus imóveis até o final do próximo ano.

Para tanto, o município, por meio da secretaria de Habitação, irá reunir os moradores de cada um dos bairros da cidade para fazer os cadastros. Famílias do bairro João Paulo II serão convidadas inicialmente, em dia, horário e local ainda a ser definidos. Na sequência a prefeitura irá promover encontros com as demais comunidades.

A reunião teve as presenças do secretário de Educação Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda; da secretária adjunta Mona Uba Dequech Denk; da secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira; dos vereadores Edenilson Engel (Gabigás), Cerival da Cruz (Cidinho), Laudecir Gonçalves (Barriga), Ernani Wogeinaki Júnior, João Francisco Canani, Mara Carla Shimoguiri, Fabiano Mendes (Bano), Siomara Mühlmann Corrêa e Adilson Martins (Dega).

Faltaram ao encontro a vereadora Dani Krailing, que não foi localizada pela prefeitura, e o vereador Marco Antônio de Souza (Gorguinho), que não atendeu as ligações nos telefones celular e fixo.