Shimoguiri, prefeitos e deputado debatem criação de fundo para financiar projetos do Planalto Norte

Prefeito Luiz Shimoguiri participou na manhã de sexta-feira, 02, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) em Mafra, de reunião com o deputado federal Mauro Mariani e os demais membros da associação.

A pauta teve a discussão de ações para o desenvolvimento econômico e social da região, entre os quais, a criação de fundo para financiar projetos de interesse do Planalto Norte. Os recursos deste programa viriam da venda da madeira, – pinos e eucalipto, extraída da Floresta Nacional Três Barras por meio de plano de manejo.

Conforme explicou o deputado, a proposta é que o Estado assuma a gestão da Flona, por meio da Fatma, que já é responsável pelas pelos parques e unidades de conservação. O pleito já está avançando junto ao Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a floresta.

O volume existente na unidade é superior a 400.000 mts³ de madeira, plantada desde 1945. “São árvores antigas que estão morrendo, pois já passaram do tempo de corte. Um problema que poderia virar a solução para alavancar a economia da região”, avaliou o deputado.

“Seria uma espécie de compensação para a dívida histórica deixada pela União com uma região marcada pela Guerra do Contestado”, lembrou ele, que pediu a mobilização da região, por meio dos empresários, das associações e comunidade sobre a importância deste projeto.  “Seria importante promover seminários para saber da opinião dos segmentos sobre o tema e sua importância para a economia regional”.

Fundo Constitucional do Sul

Mariani falou ainda da criação do Fundo Constitucional do Sul como ferramenta de combate às desigualdades regionais em Santa Catarina. O deputado informou que o Ministério da Casa Civil autorizou a produção de medida provisória criando o fundo, que prevê linhas de financiamentos para projetos nos três estados do Sul. “Depois vamos submeter a MP à aprovação da presidência da República. Estamos otimistas”, diz Mariani, que prevê algo em torno de R$ 6 bilhões para os três estados. “São investimentos que irão beneficiar não só o Planalto Norte, mas toda a região do Contestado e também algumas cidades do Sul que não cresceram na mesma média do Estado”, observou o deputado.

Incentivo

Sobre o cenário nacional, a preocupação do deputado Mauro Mariani é a preservação da economia, que já deu sinais de melhora com o crescimento do PIB anunciado recentemente. “Independente do presidente temos de manter a estabilidade. O País não pode parar”, alertou ele. “A pauta do congresso avançou. As sinalizações são muito positivas. É preciso separar as coisas. O país não pode ser penalizado. A vida tem de seguir e a Justiça fará seu trabalho, investigando e condenando quem tem culpa”, finalizou.