Shimoguiri assina termo de compromisso para a expansão da fábrica de papel da WestRock

A intenção da WestRock em ampliar a fábrica de papel, em Três Barras, foi oficializada na manhã desta sexta-feira (14), com a assinatura de termo de compromisso entre o prefeito Luiz Shimoguiri e representantes da empresa.

Secretários e servidores públicos municipais, lideranças empresariais, representantes de entidades da sociedade civil organizada e da imprensa acompanharam a solenidade, no auditório das secretarias de Educação e Saúde.

Para viabilizar o empreendimento na cidade, a Prefeitura se compromete em conceder incentivos fiscais previstos em lei municipal, oferecer e ampliar os serviços públicos de saúde, além de dar suporte para que as polícias civil e militar possam garantir a ordem e segurança pública.

Outra questão assumida, pelo Poder Público Municipal, é a de buscar recursos junto às esferas estadual e federal de governos, e a instituições financeiras, a fim de promover melhorias na infraestrutura urbana, como também nos acessos à cidade.

Nesse contexto, município e empresa elencam como prioridade a construção do desvio rodoviário que visa tirar, da Avenida Rigesa, o fluxo de caminhões carregados, como também a recuperação total dos sete quilômetros da SC-120. A rodovia liga a região central da cidade a BR-280.

Empreendimento

Com investimentos previstos de R$ 1,3 bilhão, a empresa deverá se tornar a maior de Santa Catarina na produção de papel. A produção diária passará para quase duas mil toneladas de papel, o que absorverá cerca de oito mil toneladas de madeira.

Já ao ano, a fábrica consumirá três milhões de toneladas de madeira ano, sendo que um caminhão estará entrando ou saindo da empresa a cada três minutos, após a ampliação.

A expansão compreende a ampliação do pátio de madeira, que contará com a mais moderna tecnologia em nível mundial, além de duas novas caldeiras, uma de recuperação química e outra de força. A instalação do terceiro turbo gerador vai aumentar de 50% para 85% a autossuficiência em energia elétrica, capacidade equivalente para abastecer uma cidade de até 350 mil habitantes.

As obras de ampliação iniciam em fevereiro de 2019, com término previsto para março de 2021. Em janeiro começam chegar as primeiras terceirizadas contratadas. A expectativa é que no pico da execução, as obras empreguem 2,7 mil trabalhadores de maneira temporária.

Explanação

Antes da assinatura do termo de compromisso, o gerente Corporativo de Relações Governamentais, José Sawinski Júnior, e o gerente de Meio Ambiente da Fábrica de Papel e Florestal, Jacson Guimarães, fizeram uma breve explanação sobre o projeto de expansão, abordando também aspectos relacionados à história e a evolução da empresa.

Prefeito Luiz Shimoguiri lembrou que o investimento da WestRock, em Três Barras, é o segundo maior da iniciativa privada em Santa Catarina, no próximo ano. “Isso é motivo de orgulho”, celebrou.

Na ocasião, o prefeito informou que o Governo do Município está se mobilizando para atender os compromissos assumidos com a empresa.

Falou sobre a reunião que manteve com o governador Eduardo Pinho Moreira, nessa semana, juntamente com representantes da WestRock.

Adiantou que pediu a interveniência do Governo do Estado e sua de sua equipe no sentido de agilizar a destinação de recursos do Tesouro Estadual para as obras de infraestrutura.

Solicitou também contatos do governador com o Badesc e com a superintendência da Caixa Econômica Federal em Santa Catarina, visando à liberação de linhas de financiamento para obras de infraestrutura urbana, através de programas como o Avançar Cidades e Finisa, no caso da instituição federal. “Apresentamos várias propostas, para que pelo menos em uma nós sejamos atendidos”, explicou.

Apesar da evolução econômica e financeira da prefeitura, Shimoguiri disse que o município não tem como arcar com recursos próprios todas as obras necessárias. Por isso, apelou para que os vereadores analisem e aprovem, em regime de urgência, os projetos de lei que versam sobre as autorizações para tomada de empréstimos.

A empresa

Os investimentos da WestRock iniciaram em 1956 com a compra do terreno em Três Barras. A fábrica de papel começou a operar em 1974. A produção local segue para outras quatro empresas do grupo, responsáveis pela fabricação de caixas de papel. Uma delas fica em Blumenau.

As unidades brasileiras empregam 2,2 mil funcionários. Em todo o mundo são mais de 50 mil. A WestRock possui 54 mil hectares de terras, sendo 21 mil de florestas naturais, todas as áreas localizadas no Planalto Norte catarinense e Centro Sul do Paraná. A empresa tem um faturamento anula de aproximadamente U$ 20 bilhões.