Série de palestras, a estudantes, marca o início da campanha Agosto Lilás, em Três Barras

Uma série de palestras voltada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres marcou o início da campanha Agosto Lilás, em Três Barras, nos dias 04 e 05 de agosto.

Realizada no centro de convenções Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão, a iniciativa reuniu estudantes – de diversas faixas etárias – da Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps.

Foram cinco encontros onde os palestrantes buscaram trazer uma reflexão sobre o tema central e, também, destacar a importância das medidas preventivas estabelecidas pela Lei Maria da Penha. A programação foi uma ação conjunta que envolveu a direção e professores da escola, Polícias Civil e Militar e Prefeitura de Três Barras.

Durante a abertura do evento, na manhã de quinta-feira, 04, as soldados que atuam na Rede Catarina de Proteção à Mulher, Aline Thaís Tomczyk e Meillin de Andrade, falaram sobre as diversas formas de violência praticadas contra as mulheres. Elas citaram, ainda, as medidas tomadas pelo programa da Polícia Militar em cada uma dessas situações.

Na sequência, a professora Regina Santos Dal Comuni, representando o Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE), abordou os desafios enfrentados por educadores em sala de aula. “Precisamos unir forças e juntos, construirmos, um novo caminho para uma sociedade livre da violência. E isso deve começar pelas escolas”, enfatizou.

Já na sexta-feira, 05, os trabalhos contaram com a participação da psicóloga da rede municipal de ensino de Três Barras, Renate Jéssica Lins Krzesinski, que abordou a relação entre as dependências X violência doméstica. De acordo com a psicóloga, a violência sofrida pelas mulheres não possuí qualquer ligação com a condição financeira dela ou do agressor, mas sim, com outras situações vivenciadas, principalmente, no meio familiar.

Ao explanarem sobre o tema “Empoderamento Feminino”, a assistente social Tatiane Ferreira e a psicóloga Gisele Gonçalves da Rocha reforçaram a importância de as mulheres terem postura, força e amor próprio em todos os momentos de suas vidas. “São atitudes importantes que interferem na qualidade de vida”, apontaram.

Para abordar os 16 anos de instituição da Lei Maria da Penha, a convidada foi a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher – Subseção de Canoinhas, Simone Mery Adur Juraszek. A advogada falou sobre a história e a luta travada pela mulher que dá nome à Lei, como também a segurança que essa legislação traz às vítimas.

A programação foi finalizada com a palestra da psicóloga policial da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Canoinhas, Mellize da Silveira Cardoso. A profissional abordou a temática “Violência contra as mulheres: o que eu tenho a ver com isso?”, que trouxe uma reflexão sobre a postura cidadã diante de tantos casos públicos, na atualidade, e o que cada pessoa pode estar fazendo para tentar coibir as práticas violentas.

Para a vice-prefeita de Três Barras e representante da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra às Mulheres, Ana Claudia da Silveira Quege, a campanha Agosto Lilás visa discutir o tema e trabalhar, principalmente, mecanismos que incentivem a denúncia dos casos de violência e de suporte às vítimas.

“Não podemos cruzar os braços diante dessas situações e que, infelizmente, são vivenciadas por tantas mulheres. Precisamos fazer a nossa parte, denunciando sempre que presenciarmos ou que ficarmos sabendo de algum caso. Quem cala, consente”, frisou.

Ana ainda lembrou que o município de Três Barras vem apoiando as ações de prevenção, assistência às vítimas e combate à violência, realizando também atividades que buscam fortalecer e empoderar as mulheres.

“Ao levarmos o tema para discussão na escola, estamos incentivando a reflexão e a conscientização, fazendo com que meninos e meninas evitem reproduzir, no seu dia a dia, qualquer situação de violência vivenciada no âmbito doméstico e familiar”, observou.

O intervalo entre as palestras foi marcado por apresentações musicais de cunho pedagógico, que condensou conhecimento e momentos de recreação, com a participação de Reginaldo Marques, processor da rede estadual de ensino, incentivador e entusiasta da programação.