Seminário pelos 40 anos da APAE reúne profissionais que atuam na educação especial

“Inclusão, porque não” foi o tema central do Seminário que celebrou os 40 anos de instalação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Três Barras.

Público superior a 70 pessoas, entre membros da equipe técnica da entidade e profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino que trabalham com educação especial, participaram da atividade que aconteceu durante a manhã e tarde de quarta-feira (29), no auditório das secretarias de Educação e Saúde.

Monitores, segundos professores e educadores das séries iniciais que estão em contato direto com os 76 alunos especiais em creches e escolas municipais acompanharam as discussões sobre o assunto.

Há 21 anos na direção geral da APAE, Denise de Souza disse que a missão da entidade é promover a inclusão da pessoa especial na própria família e na sociedade, garantindo-lhe também o direito de ir e vir. “Nós defendemos pessoas, tratando o direito de todas com igualdade”, enfatizou, durante a abertura do evento.

Especializada no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a APAE de Três Barras possui atualmente 35 funcionários, entre profissionais do setor administrativo, de serviços gerais e motoristas, além de técnicos especializados, pedagogos e monitores.

Fora a direção composta por voluntários, empresas locais, comunidade e esferas governamentais auxiliam na manutenção da entidade. O Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, é um dos parceiros com a cessão de professores e transporte escolar para os alunos.

Representando a administração municipal na solenidade, secretário de Educação, Antônio Tsunoda, destacou a iniciativa da APAE em debater o tema com os profissionais que, no dia a dia, convivem com crianças e adolescentes especiais. “A inclusão é, acima de tudo, uma ação humanitária”, avaliou, ao também dizer que “todo tipo de rejeição deve ser enfrentada, começando pelas escolas”.

Ainda durante a abertura, o aluno Emerson Demétrio fez uma apresentação de dança com uma boneca de pano. Autoridades militares acompanharam a solenidade.

Programação

Pela manhã, grande parte do evento foi dedicado à palestra “Os direitos de pessoas com deficiência e a APAE”, ministrada por Maria Luiza Milani, Doutora em Serviço Social, Políticas e Movimentos Sociais e docente no curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC), de Canoinhas.

A fim de apresentar os serviços oferecidos pela entidade, a equipe técnica da APAE ocupou o período vespertino para trazer informações sobre currículo funcional, educação profissional, fisioterapia neurofuncional, terapia ocupacional, avaliação e atendimento clínico, principais direitos das pessoas com deficiência, autismo e inclusão.

O seminário foi finalizado com o repasse de orientações inerentes as atividades à distância, nas quais as profissionais terão que desenvolver, nas próprias unidades escolares, uma ação cultural que aborde o tema inclusão.

As apresentações devem acontecer em outro evento a ser agendado pela direção da APAE. Haverá premiação aos melhores trabalhos e a entrega de certificados a todos os participantes.