Seminário encerra atividades do Pnaic 2017 no município

“Um olhar para a sala de aula” foi o tema central da qualificação realizada entre os meses de setembro e novembro deste ano com educadores dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Três Barras, tendo como base as metas estabelecidas pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Sob a supervisão do Governo do Município, através da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, recursos didáticos e estratégias de ensino que aliam teoria e prática foram desenvolvidos em cem horas de capacitação e que teve as atividades em 2017 encerradas durante seminário na terça-feira (28).

Professores, diretores e coordenadores, além de alunos das creches e escolas da rede municipal de ensino participaram do evento no anfiteatro Vereador Milton Miguel, no distrito de São Cristóvão.

Na abertura dos trabalhos, pela manhã, secretário de Educação Antônio Tsunoda destacou a importância dos professores na aplicação correta do conhecimento e na formação das crianças para o futuro. “Está em vocês (educadores) essa capacidade de fazer com que os alunos aprendam a ler, escrever e interpretar”, ressaltou.

Ainda pela manhã, alunos e professores apresentaram parte das atividades realizadas em sala de aula e focadas nos ensinamentos repassados aos educadores durante o curso de aperfeiçoamento. Implantado em 2012 e assumido pelos Governos Federal, dos Estados e dos Municípios, o Pnaic estabelece a obrigatoriedade da alfabetização de todas as crianças até o final do 3° ano do ensino fundamental.

À tarde, os participantes tiveram uma palestra com a psicóloga Cleuza Maria Peres de Carvalho, que abordou o tema “A importância do professor na mediação do processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças”. A coordenadora do Pnaic a nível de região, Ana Bedritchuk, da Gerência de Ensino da ADR Canoinhas, acompanhou a fase final do seminário.

O município de Três Barras aderiu ao pacto em 2013 e, desde então, vem desenvolvendo ações voltadas à alfabetização e a qualificação de seu corpo docente.

Sob a coordenação de Sueli Madeira, os encontros do Pnaic tiveram o respaldo e orientação pedagógica das formadoras Marilda Lorena Padilha e Maria Cristina de Araújo. A segunda etapa da qualificação acontece no próximo ano, entre os meses de março e maio, com carga horária semelhante ao curso recém finalizado.