Semana do Meio Ambiente é marcada por diversas ações em Três Barras

Ações educativas e de conscientização marcaram a Semana do Meio Ambiente, em Três Barras, entre os dias 31 de maio e 07 de junho.

Grande parte das atividades foi desenvolvida junto às escolas da rede municipal e estadual de ensino, que trabalharam o tema em diversas frentes, e que também iniciaram projetos que terão continuidade no decorrer deste ano letivo e que têm, como foco, a repercussão das questões ambientais nos meios familiar e social.

“Somos responsáveis pelo meio em que vivemos. E quando se fala em meio ambiente, estamos enfatizando o local em que estamos inseridos, como casa, escola, rua, pontos comerciais, natureza, entre outros. Por isso, procuramos passar à comunidade escolar e em geral, por exemplo, que cada ser humano é responsável pelo lixo que consome e, consequentemente, pelo seu destino correto também”, frisou a professora Dionice Guimarães, responsável pela Vigilância Ambiental do município.

Entre as ações realizadas, na última semana, estão a reativação da Comissão Interna de Prevenção Ambiental (CIPA) na EBM Guita Federmann; início do projeto de jardinagem; realização de palestras educativas; divulgação, através de carro de som nas ruas, de frases elaboradas por estudantes e que destacaram a importância da preservação ambiental; confecção de cartazes com o uso de materiais recicláveis e, ainda, a realização de blitz ambiental na Avenida Rigesa, região central da cidade, para a entrega de folhetos educativos e mudas de flores.

Esta última ação contou com a parceria da Policia Militar Ambiental, por meio dos alunos do programa de Protetores Ambientais (PROA), que tem a coordenação da sargento Rosilene Munhoz, e fechou a programação no município.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Limpeza e Urbanismo; a WestRock e a Ambipar foram apoiadores das atividades.