Saúde soma mais de 66 mil consultas de atenção básica, da ESF e de outras três especialidades médicas em 2022

O fácil acesso a consultas básicas e a agilidade com que a população é atendida demonstra o motivo pelo qual a saúde pública de Três Barras é, há anos, considerada destaque regional.

Prova disso é o relatório divulgado pela secretaria municipal de Saúde e que traz um balanço da produtividade da pasta em 2022.

Conforme o documento, 66.010 consultas de atenção básica, da estratégia saúde da família (ESF) e das especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia foram realizadas pelas unidades básicas de saúde (UBS) entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.

Outra informação que chama atenção são as 24.570 situações complexas de urgência e emergência atendidas, no mesmo período, pelo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas.

“Contamos com equipes qualificadas e comprometidas e que tornam os atendimentos mais humanizados. Isso faz com que os pacientes se sintam mais acolhidos”, garantiu a secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa.

A secretária lembra que o município conta com nove unidades básicas de saúde (UBS). São três UBS na sede do município, três no distrito de São Cristóvão e outras três no interior.

“Estão estrategicamente instaladas em localidades de grande densidade populacional. Ou seja, para o paciente, morar perto da unidade de saúde encurta distâncias, facilita o acesso a consultas e demais procedimentos de saúde e, ainda, auxilia no diagnóstico precoce e tratamento de doenças”, afirmou Siomara.

Ainda de acordo com a secretária, outro ponto favorável é a relação de proximidade que vem sendo criada entre paciente e o profissional de saúde.

“Claro, que quem vai a uma UBS ou recebe em sua casa a visita do médico, é porque está precisando de atendimento. Mas existe, também, uma relação que vai além daquela entre o profissional de saúde e o paciente, que é a confiança, por parte das pessoas, de que serão bem atendidas e tratadas. E isso faz toda a diferença”, finalizou a secretária.