Saúde de Três Barras ofertou 12,6 mil consultas especializadas à população em 2021

Para poder avançar no diagnóstico precoce e na identificação de doenças, o Governo de Três Barras investiu pesado, nos últimos anos, na contratação de mais médicos em diversas especialidades.

“Fazendo isso, facilitamos o acesso às consultas especializadas nas próprias unidades básicas de saúde e diminuímos, por exemplo, o deslocamento de pacientes para tratamento fora do município, principalmente para os lugares mais distantes”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa.

Dados divulgados pela secretaria de Saúde mostram que a população tem buscado pelos serviços ofertados pelo município. Em 2021, por exemplo, os pacientes tiveram acesso a 12,6 mil consultas especializadas em 19 áreas médicas.

“Vale ressaltar que grande parte delas foram realizadas nas próprias unidades de saúde. Outras, em menor escala, em clínicas e hospitais contratados pelo município visando atender as demandas mais complexas”, explicou a secretária.

As especialidades de ginecologia/obstetrícia somaram 2.661 consultas; os de pediatria 2.092; ortopedia/traumatologia um total de 1.779; e 1.340 consultas pré-natal. Foram registradas, ainda, 637 consultas na área de oftalmologia; 630 em cirurgia geral; 598 com o cardiologista; 502 com o psiquiatra, assim como em outras especialidades.

Segundo o prefeito Luiz Shimoguiri, o fácil acesso às consultas especializadas interfere positivamente na qualidade de vida e saúde dos tresbarrenses.

“A identificação da doença antecipa o tratamento e aumenta as chances de cura. É por esse motivo que, ao longo dos anos, temos priorizado a área da saúde. Trazemos um histórico de investimentos além daquilo que preconiza a legislação federal, seja na contratação de profissionais, como também na melhoria da estrutura física das unidades de saúde e até na construção de postos de saúde. Tudo isso para poder ofertar, à população, serviços de qualidade e fácil acesso a consultas, exames e outros importantes e necessários procedimentos de saúde”, destacou o prefeito.

De acordo com relatório da pasta da Saúde, em 2021 foram autorizados mais de 121,2 mil exames em 18 especialidades, desde os de rotina, aos mais complexos. No mesmo período, as unidades básicas de saúde realizaram quase 28 mil consultas e o Pronto Atendimento Municipal (PAM-24 horas) foi a porta de entrada para mais de 16,9 mil situações complexas de urgência e emergência.

ESPECIALIDADE

N° DE ATENDIMENTOS