Saúde contabiliza mais de 21,8 mil atendimentos de enfermagem; 11,6 mil de fisioterapia; e 5,5 mil odontológicos em 2022

Em 2022, a saúde pública municipal de Três Barras contabilizou 21.804 atendimentos de enfermagem. Os serviços foram ofertados nas nove unidades básicas de saúde (UBS) e, também, no Pronto Atendimento Municipal (PAM – 24 horas).

A informação consta em relatório de produtividade divulgado pela secretaria municipal de Saúde.

Outro dado que chama atenção é o número de sessões de fisioterapia realizadas no mesmo período: foram 11.634 atendimentos no Polo de Fisioterapia, que funciona na sede do município, e também na Sala de Fisioterapia, na UBS Dr. Mário Mussi, no distrito de São Cristóvão.

O relatório também soma 655 atendimentos de fonoaudiologia; 631 de nutricionista; 1.131 de psicoterapia; 5.547 de odontologia; 1.610 de imobilização ortopédica e 413 entregas de próteses dentárias.

Ainda de acordo com o informativo, o programa Estratégia Saúde da Família (ESF), através das agentes comunitárias de saúde (ACS), fizeram 72.199 visitas domiciliares à população no ano passado. Já os médicos do programa realizaram 1.152 visitas às casas dos pacientes, principalmente àqueles acamados ou com dificuldades de locomoção.

Já os serviços de resgate, feitos pelo Corpo de Bombeiros, mas custeados pelo município por se tratarem de urgência e emergência, totalizaram 1.299 atendimentos em 2022.

Os dados de produtividade ainda somam 155 atendimentos aos ostomizados e 12.492 administrações de medicamentos que são distribuídos aos pacientes do município.