Saiba o que foi destaque na Educação de Três Barras neste início de ano letivo

Melhorias na estrutura física das unidades escolares, capacitação de professores e de profissionais das equipes técnicas de escolas e da pasta, assim como investimentos em novos uniformes e no ensino tecnológico. Fique sabendo tudo que a secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou neste primeiro bimestre letivo em 2022.

 

Projetos desenvolvidos: “Escola alegre é sinônimo de vida”.

 

  1. Lousa digital interativa

 

As escolas da rede municipal receberam lousas digitais interativas que visam tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. Esta nova ferramenta possibilita que alunos e professores tenham acesso facilitado ao universo tecnológico.

Durante capacitação, na primeira semana de fevereiro, os professores puderam conhecer o modo prático de uso em sala de aula, seus recursos e mecanismos como: montagem, calibração e manuseio.

Os professores salientam que é notória a presença das tecnologias digitais no dia a dia da população mundo afora. No entanto, há ainda a necessidade de inseri-las nas metodologias e práticas pedagógicas em sala de aula.

“Almejamos, com este novo equipamento, tornar o ensino mais tecnológico, eficiente e prazeroso, tanto para alunos, quanto para professores. As mudanças são positivas e saudamos este novo modelo educacional nas escolas da rede municipal”, frisou a secretária de Educação, Edith de Souza.

 

 

  1. Projetos escolares: Novas oficinas

 

A implementação de projetos escolares tornou-se realidade no município, logo no início deste ano letivo. As expectativas são promissoras e, também, uma via segura para introduzir a aprendizagem ativa nas salas de aulas. Assim, estão sendo oferecidas as seguintes oficinas: Recreação, Dança, Educação Ambiental, Inglês, Contação de Histórias, Libras e Artes Marciais.

Para a secretária de Educação, Edith de Souza, os projetos escolares visam motivar e estimular os alunos a desenvolverem suas próprias capacidades físicas e intelectuais. “Acredita-se que estas estratégias irão alavancar nossos resultados educacionais”, enfatizou.

 

  1. Novos uniformes

 

O uniforme escolar está de cara nova neste ano de 2022, tendo como característica principal o design moderno, alegre e inovador, que caiu no gosto da garotada.

O novo fardamento auxilia na identificação dos alunos da rede municipal de ensino, promove a igualdade e, a padronização, não faz distinção de classe social.

Cada escola ou centro de educação infantil organizou a entrega dos uniformes aos estudantes, seguindo os protocolos de prevenção à COVID-19.

 

  1. Revitalização do CMEI Zilda Pacheco

 

A Prefeitura de Três Barras entregou, no início deste ano, a obra de revitalização do CMEI Zilda Pacheco. O espaço físico ficou mais atrativo e agradável com a nova pintura e colocação de gradil, e também tornou o ambiente mais aconchegante e acolhedor aos alunos do berçário e maternal.

Segundo a secretária de Educação, Edith de Souza, “Essas melhorias irão certamente influenciar na qualidade do ensino e aprendizagem de nossos alunos, além de oferecer um ambiente mais alegre e bonito para alunos, professores e demais funcionários”, acrescentou.

 

  1. Novas e modernas escolas

 

Mesmo em período pandêmico de enfrentamento à covid-19, o Governo Municipal de Três Barras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte não para. Um exemplo disso é a aplicação de recursos na reforma e construção de duas novas escolas, com instalações amplas e modernas.

A primeira – já aberta aos alunos no início deste ano letivo – é A EBM Guita Federmann que conta com crianças e adolescentes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Já a segunda, com previsão de entrega para junho deste ano, é o CMEI Merhy Bechara Seleme, que atende crianças da educação infantil.

De acordo com a secretária de Educação, Edith de Souza, as obras  demonstram o compromisso da Prefeitura em garantir escola de qualidade aos estudantes da rede municipal. “Ao investir na educação de nossas crianças, estamos pensando no futuro de nossa sociedade”, garantiu.

 

  1. Capacitação de boas-vindas aos professores

 

No dia 03 de fevereiro aconteceu, nas dependências da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, uma palestra ministrada pela psicóloga Fernanda de Freitas da Silva. O tema central foi o “Trabalho com Propósito e o Estudo da Felicidade” que abordou, entre outros assuntos, as perspectivas do trabalho do professor na busca constante pela felicidade.

Conforma a secretaria de Educação, a atividade também buscou mostrar e contextualizar quais são, na atualidade, os determinantes da motivação na construção de uma carreira sustentável.

 

  1. Palestra de capacitação de Assistentes pedagógicas e Diretoras.

 

A sala de aula é um espaço dinâmico e de interação. Um ambiente de troca mútua de conhecimentos e valores. Sendo assim, o ensino não é estático. Pelo contrário, ele está em constante evolução. Assim, com o intuito de promover melhorias no processo de ensino, diretoras e assistentes pedagógicas de três redes municipais de ensino da Amplanorte participaram de palestra ministrada pelo professor Dr. Élcio Cecchetti.

Três Barras sediou o encontro, que teve como objetivo, treinar profissionais da educação nas áreas de “Planejamento, Currículo e Avaliação de Aprendizagem”.

O evento aconteceu nos dias 07 e 08 de março e visou, também, discutir as estruturas, as dimensões e as competências gerais da BNCC.

Durante a sua fala, o palestrante explorou pontos importantes para o ensino, como os diferentes contextos que os estudantes estão inseridos, assim como a cultura digital e a comunicação para transformar alunos em cidadãos conscientes.

 

  1. Formação Continuada para Professores

 

Iniciou em 21 de março, nas dependências da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, uma nova formação de professores, desta vez intitulada “Currículo, Planejamento e Avaliação da Aprendizagem”.

A atividade segue até o dia 04 de abril e busca apresentar, aos professores, um novo modelo de planejamento escolar que será unificado e aplicado em todas as unidades escolares do município. A formação visa trazer, também, uma linguagem comum no quesito planejar e que são alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Nestes encontros acontecem discussões sobre quais são os direitos de aprendizagem, as competências e as habilidades essenciais para os alunos na educação municipal.

As assessoras pedagógicas Elisabete Gude Reck e Marilda de Lorena Padilha foram enfáticas ao destacar a importância do professor no processo de ensino e aprendizagem. “É preciso valorizar e estimular a criatividade do aluno”, observaram. Elas salientam, ainda, que “o texto da BNCC define as competências gerais e aponta que a formação continuada deve ser baseada no conhecimento, na prática e no engajamento dos professores”.

Rolar para cima