Melhorias na estrutura física das unidades escolares, capacitação de professores e de profissionais das equipes técnicas de escolas e da pasta, assim como investimentos em novos uniformes e no ensino tecnológico. Fique sabendo tudo que a secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou neste primeiro bimestre letivo em 2022.
Projetos desenvolvidos: “Escola alegre é sinônimo de vida”.
- Lousa digital interativa
As escolas da rede municipal receberam lousas digitais interativas que visam tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. Esta nova ferramenta possibilita que alunos e professores tenham acesso facilitado ao universo tecnológico.
Durante capacitação, na primeira semana de fevereiro, os professores puderam conhecer o modo prático de uso em sala de aula, seus recursos e mecanismos como: montagem, calibração e manuseio.
Os professores salientam que é notória a presença das tecnologias digitais no dia a dia da população mundo afora. No entanto, há ainda a necessidade de inseri-las nas metodologias e práticas pedagógicas em sala de aula.
“Almejamos, com este novo equipamento, tornar o ensino mais tecnológico, eficiente e prazeroso, tanto para alunos, quanto para professores. As mudanças são positivas e saudamos este novo modelo educacional nas escolas da rede municipal”, frisou a secretária de Educação, Edith de Souza.
- Projetos escolares: Novas oficinas
A implementação de projetos escolares tornou-se realidade no município, logo no início deste ano letivo. As expectativas são promissoras e, também, uma via segura para introduzir a aprendizagem ativa nas salas de aulas. Assim, estão sendo oferecidas as seguintes oficinas: Recreação, Dança, Educação Ambiental, Inglês, Contação de Histórias, Libras e Artes Marciais.
Para a secretária de Educação, Edith de Souza, os projetos escolares visam motivar e estimular os alunos a desenvolverem suas próprias capacidades físicas e intelectuais. “Acredita-se que estas estratégias irão alavancar nossos resultados educacionais”, enfatizou.
- Novos uniformes
O uniforme escolar está de cara nova neste ano de 2022, tendo como característica principal o design moderno, alegre e inovador, que caiu no gosto da garotada.
O novo fardamento auxilia na identificação dos alunos da rede municipal de ensino, promove a igualdade e, a padronização, não faz distinção de classe social.
Cada escola ou centro de educação infantil organizou a entrega dos uniformes aos estudantes, seguindo os protocolos de prevenção à COVID-19.
- Revitalização do CMEI Zilda Pacheco
A Prefeitura de Três Barras entregou, no início deste ano, a obra de revitalização do CMEI Zilda Pacheco. O espaço físico ficou mais atrativo e agradável com a nova pintura e colocação de gradil, e também tornou o ambiente mais aconchegante e acolhedor aos alunos do berçário e maternal.
Segundo a secretária de Educação, Edith de Souza, “Essas melhorias irão certamente influenciar na qualidade do ensino e aprendizagem de nossos alunos, além de oferecer um ambiente mais alegre e bonito para alunos, professores e demais funcionários”, acrescentou.
- Novas e modernas escolas
Mesmo em período pandêmico de enfrentamento à covid-19, o Governo Municipal de Três Barras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte não para. Um exemplo disso é a aplicação de recursos na reforma e construção de duas novas escolas, com instalações amplas e modernas.
A primeira – já aberta aos alunos no início deste ano letivo – é A EBM Guita Federmann que conta com crianças e adolescentes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Já a segunda, com previsão de entrega para junho deste ano, é o CMEI Merhy Bechara Seleme, que atende crianças da educação infantil.
De acordo com a secretária de Educação, Edith de Souza, as obras demonstram o compromisso da Prefeitura em garantir escola de qualidade aos estudantes da rede municipal. “Ao investir na educação de nossas crianças, estamos pensando no futuro de nossa sociedade”, garantiu.
- Capacitação de boas-vindas aos professores
No dia 03 de fevereiro aconteceu, nas dependências da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, uma palestra ministrada pela psicóloga Fernanda de Freitas da Silva. O tema central foi o “Trabalho com Propósito e o Estudo da Felicidade” que abordou, entre outros assuntos, as perspectivas do trabalho do professor na busca constante pela felicidade.
Conforma a secretaria de Educação, a atividade também buscou mostrar e contextualizar quais são, na atualidade, os determinantes da motivação na construção de uma carreira sustentável.
- Palestra de capacitação de Assistentes pedagógicas e Diretoras.
A sala de aula é um espaço dinâmico e de interação. Um ambiente de troca mútua de conhecimentos e valores. Sendo assim, o ensino não é estático. Pelo contrário, ele está em constante evolução. Assim, com o intuito de promover melhorias no processo de ensino, diretoras e assistentes pedagógicas de três redes municipais de ensino da Amplanorte participaram de palestra ministrada pelo professor Dr. Élcio Cecchetti.
Três Barras sediou o encontro, que teve como objetivo, treinar profissionais da educação nas áreas de “Planejamento, Currículo e Avaliação de Aprendizagem”.
O evento aconteceu nos dias 07 e 08 de março e visou, também, discutir as estruturas, as dimensões e as competências gerais da BNCC.
Durante a sua fala, o palestrante explorou pontos importantes para o ensino, como os diferentes contextos que os estudantes estão inseridos, assim como a cultura digital e a comunicação para transformar alunos em cidadãos conscientes.
- Formação Continuada para Professores
Iniciou em 21 de março, nas dependências da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, uma nova formação de professores, desta vez intitulada “Currículo, Planejamento e Avaliação da Aprendizagem”.
A atividade segue até o dia 04 de abril e busca apresentar, aos professores, um novo modelo de planejamento escolar que será unificado e aplicado em todas as unidades escolares do município. A formação visa trazer, também, uma linguagem comum no quesito planejar e que são alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Nestes encontros acontecem discussões sobre quais são os direitos de aprendizagem, as competências e as habilidades essenciais para os alunos na educação municipal.
As assessoras pedagógicas Elisabete Gude Reck e Marilda de Lorena Padilha foram enfáticas ao destacar a importância do professor no processo de ensino e aprendizagem. “É preciso valorizar e estimular a criatividade do aluno”, observaram. Elas salientam, ainda, que “o texto da BNCC define as competências gerais e aponta que a formação continuada deve ser baseada no conhecimento, na prática e no engajamento dos professores”.