SAIBA MAIS SOBRE O DIA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Dia Nacional da Assistência Social tem origem da promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social, nº 8.724, ocorrida no dia 07 de dezembro de 1993. A Lei prevê os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.

 

Nesses anos de existência, a Lei trouxe avanços significativos para a população brasileira, principalmente através do serviço público e seus usuários.

 

Dentro da Assistência Social, que é uma Política Pública, existem os profissionais que trabalham em equipamentos próprios, como é o caso do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ambos normatizados através do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e existentes em todo o território nacional.

 

Uma das inúmeras categorias profissionais, como os educadores sociais, psicólogos e advogados que atuam na Política de Assistência Social, é a categoria do Serviço Social. Essa profissão é muito importante na efetivação da Política de Assistência Social no Brasil e está no imaginário popular quando se trata da Assistência Social.

 

O Serviço Social, enquanto uma profissão regulamentada, surgiu no Brasil na década de 1930, quando o país passava por manifestações de classes trabalhadoras que reivindicavam por melhores condições de trabalho e justiça social. Com essa pressão, o governo criou organismos normatizadores e disciplinares das relações de trabalho, como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Legião Brasileira da Assistência Social – LBA.

 

Destaca-se a LBA, pois ela foi um órgão assistencial público, criada no governo de Getúlio Vargas, em 1942, fundamental para história da assistência social no Brasil. “Que possamos continuar avançando nesse serviço que não é um favor, mas sim um direito do povo” comenta a servidora, Patrícia Gazaniga.

Rolar para cima