Quadrimestre: Prefeitura fez o repasse de quase R$ 3,9 milhões à Fundação Hospitalar de Três Barras

A Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria de Saúde, repassou quase R$ 3,9 milhões à Fundação Hospitalar da cidade, só neste ano. Mais de 76% dos valores são de recursos próprios do município. O cálculo é referente aos meses de janeiro a abril.

“Sabemos das dificuldades que o nosso hospital encontra para se manter de portas abertas à comunidade. Então, nada mais justo de que o município, dentro de suas possibilidades financeiras e legais, sempre auxilie esta entidade que tem uma história de bons serviços prestados à população local”, frisou o prefeito Luiz Shimoguiri.

Deste montante, R$ 908,9 mil são de recursos destinados pelo Governo Federal. Os valores foram utilizados no custeio exclusivo de leitos de retaguarda (R$ 517 mil), de internações hospitalares (R$ 212,3 mil) e de leitos de saúde mental na ala psiquiátrica (R$ 179,5 mil).

Só para a manutenção da Maternidade, por exemplo, o município repassou R$ 639,2 mil neste primeiro quadrimestre, uma média R$ 159,8 mil mensais. Outros R$ 621,7 mil foram aplicados no custeio do Pronto Atendimento Municipal (PA-24 horas), sendo pouco mais de R$ 155,4 mil por mês.

Recursos próprios do município também foram utilizados no pagamento de consultas especializadas – R$ 290,3 mil – e de exames de raio X, num total de R$ 112 mil.

A secretária de Saúde, Siomara Mühlmann Corrêa, lembra que outros R$ 42,8 mil foram aplicados pela Prefeitura na manutenção do setor covid-19 do hospital. O pagamento foi feito em 8 de fevereiro. Os demais repasses foram utilizados na manutenção e custeio de diversos serviços ofertados pela entidade.