Projeto “Flúor na Escola, Criança Feliz” inicia pela localidade da Campininha

Incentivar hábitos de higiene bucal, além de reduzir a incidência de cárie dental e de doenças peridontais, são os principais objetivos do projeto “Flúor na Escola, Criança Feliz”, iniciado em Três Barras na manhã desta quinta-feira (08) pela Escola Municipal João Pedro de Oliveira, na localidade da Campininha.

Ação do Governo do Município, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, o projeto vai trabalhar maneiras de prevenção e a importância da saúde bucal junto a alunos de 06 a 11 anos, durante o ano letivo.

A escola aderiu à iniciativa com 60 crianças, que passaram por avaliação odontológica feita pelo dentista Robson Peixer, responsável pelo projeto. Técnicas de escovação e de aplicação correta do flúor também pautaram o encontro.

Assim que receberam os kits contendo escova e creme dental, os estudantes colocaram em prática o que aprenderam na palestra feita pelo profissional. O bochecho com flúor será realizado semanalmente e mobilizará toda a comunidade escolar, já que professores orientados pelo dentista farão o acompanhamento da atividade.

O projeto prevê, ainda, que as crianças passarão periodicamente por avaliações odontológicas. Quando necessário, os alunos serão encaminhados para atendimento especializado.

Na opinião da secretaria de Saúde, Raquel Cunher Vieira, além de elevar a qualidade de vida, o projeto visa conscientizar as crianças e torná-las multiplicadoras da importância de se manter hábitos saudáveis de higiene bucal. “É uma ação que ultrapassa os muros escolares, chegando até aos familiares dos alunos e à comunidade como um todo”, acredita.

Também situada no interior do município, a Escola Básica Municipal Francisco Rocha, em São João dos Cavalheiros, é quem vai aderir ao projeto na próxima semana. A expectativa das secretarias é, num curto espaço de tempo, levar a ação às demais escolas da rede municipal de ensino.