Programa Sanitarista Júnior forma mais 30 alunos de escola municipal do interior

Mais 30 alunos da rede municipal de ensino de Três Barras foram formados pelo Programa Sanitarista Júnior, desenvolvido através da parceria entre a Cidasc e o Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Desta vez, a entrega de certificados marcou o encerramento das atividades com os estudantes do 6° ano da Escola Básica Municipal Francisco Rocha, da localidade de São João dos Cavalheiros, na manhã desta sexta-feira (23).  Por ter sido autora da redação vencedora sobre o projeto, a aluna Wictória S. Baldin recebeu um brinde.

A solenidade foi acompanhada pela coordenadora regional do projeto, engenheira agrônoma Maritza Martins Mansani, e também pela médica veterinária do departamento regional da Cidasc em Canoinhas, Carolina Pazda Dambroski.

Utilizando material didático disponibilizado pela Cidasc, a professora Gisele Wosniak Corrêa trabalhou as matérias em sala de aula. A educadora aproveitou as experiências já vivenciadas pelos estudantes, em suas propriedades rurais, para melhor contextualizar os conteúdos teóricos.

Além da teoria, os encontros envolveram saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto dos participantes com os profissionais da área.

O projeto abordou temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos e o trabalho desenvolvido pela Cidasc em diferentes áreas.

Conforme a diretora da escola, Ana Cristina Seben Alves de Souza, o projeto agregou conhecimento ao dia a dia dos estudantes, tornando-os incentivadores da permanência de suas famílias no campo. “Porém, produzindo a partir de comportamento e práticas sanitárias responsáveis”, avaliou.

Em 2017, o Governo de Três Barras e a Cidasc também foram parceiros na execução do programa na escola, preparando um total de 23 estudantes. Há um mês, o projeto formou cinco alunos do 5° ano da Escola Reunidas Municipal João Pedro de Oliveira, da localidade da Campininha.

Implantado em fevereiro de 2015 nas escolas catarinenses, o projeto visa promover a mudança de atitudes e comportamento frente aos problemas sanitários desde a escola, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

Em sua quarta edição, o programa contempla 90 escolas de 42 municípios catarinenses, totalizando sete mil alunos atendidos.