Programa Sanitarista Júnior forma mais 30 alunos de escola municipal do interior

Alunos participantes do projeto, juntamente com a direção e professores da escola, e profissionais da Cidasc. Imagem: Divulgação.
Mais 30 alunos da rede municipal de ensino de Três Barras foram formados pelo Programa Sanitarista Júnior, desenvolvido através da parceria entre a Cidasc e o Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Desta vez, a entrega de certificados marcou o encerramento das atividades com os estudantes do 6° ano da Escola Básica Municipal Francisco Rocha, da localidade de São João dos Cavalheiros, na manhã desta sexta-feira (23). Por ter sido autora da redação vencedora sobre o projeto, a aluna Wictória S. Baldin recebeu um brinde.
A solenidade foi acompanhada pela coordenadora regional do projeto, engenheira agrônoma Maritza Martins Mansani, e também pela médica veterinária do departamento regional da Cidasc em Canoinhas, Carolina Pazda Dambroski.
Utilizando material didático disponibilizado pela Cidasc, a professora Gisele Wosniak Corrêa trabalhou as matérias em sala de aula. A educadora aproveitou as experiências já vivenciadas pelos estudantes, em suas propriedades rurais, para melhor contextualizar os conteúdos teóricos.
Além da teoria, os encontros envolveram saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto dos participantes com os profissionais da área.
O projeto abordou temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos e o trabalho desenvolvido pela Cidasc em diferentes áreas.
Conforme a diretora da escola, Ana Cristina Seben Alves de Souza, o projeto agregou conhecimento ao dia a dia dos estudantes, tornando-os incentivadores da permanência de suas famílias no campo. “Porém, produzindo a partir de comportamento e práticas sanitárias responsáveis”, avaliou.
Em 2017, o Governo de Três Barras e a Cidasc também foram parceiros na execução do programa na escola, preparando um total de 23 estudantes. Há um mês, o projeto formou cinco alunos do 5° ano da Escola Reunidas Municipal João Pedro de Oliveira, da localidade da Campininha.
Implantado em fevereiro de 2015 nas escolas catarinenses, o projeto visa promover a mudança de atitudes e comportamento frente aos problemas sanitários desde a escola, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
Em sua quarta edição, o programa contempla 90 escolas de 42 municípios catarinenses, totalizando sete mil alunos atendidos.
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Veja mais notícias

Prefeitura convoca professores de anos iniciais e educação infantil aprovados em concurso público em Três Barras
A Prefeitura de Três Barras convoca candidatos aprovados no concurso público edital n°001/2023, classificados da 1ª a 18ª posição no cargo de professor de...
Leia mais

Oportunidade: SINE de Três Barras oferta vaga de auxiliar de escritório
Atenção você que busca uma colocação no mercado de trabalho. O posto do SINE de Três Barras está intermediando a contratação de...
Leia mais

Unidades de saúde ficarão abertas até às 21h para atender trabalhadores nesta quinta e sexta-feira
Visando contemplar, principalmente, as pessoas que trabalharam fora e não têm como buscar por atendimentos em horário comercial é que sete das nove unidades básicas...
Leia mais

PALESTRA SHOW DESTACA IMPORTÂNCIA DO EMPODERAMENTO FEMININO E A VALORIZAÇÃO DA MULHER EM TRÊS BARRAS
Com o intuito de criar um espírito de empoderamento e autoconfiança em mulheres assistidas pela secretaria municipal de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, o...
Leia mais