Programa Cidade Empreendedora terá três eventos na próxima semana

Com ações voltadas a micro e pequenos empresários, futuros e potenciais empreendedores, e para a melhoria dos serviços oferecidos pela administração municipal, o programa Cidade Empreendedora tem importante programação na próxima semana, em Três Barras.

Às 18h30 de segunda-feira (26), no anfiteatro Prefeito José Felício de Souza (auditório da secretaria de Educação), acontece workshop que vai abordar a construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).

O evento é aberto aos representantes das entidades e associações ligadas à indústria, comércio, funcionalismo público e aos produtores rurais. “Estamos planejando o futuro da cidade, pensando no desenvolvimento sustentável e em fomentar e nortear os rumos do empreendedorismo. Por isso, a presença de todos e a apresentação de sugestões é essencial neste processo”, observa o prefeito Luiz Shimoguiri.

Consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), parceira da prefeitura no programa, irão supervisionar as atividades.

Duas atividades estão agendadas para a manhã de terça-feira (27). Para as 10h está prevista a inauguração da Sala do Empreendedor, que passa a atender no segundo piso do antigo prédio da Câmara de Vereadores, situado à Rua Prefeito Emiliano Uba n°240, no centro da cidade.

Destinada a quem pretende melhorar a gestão e a competitividade de seus negócios, como também buscar consultoria e acompanhamento técnico, a Sala vem funcionando provisoriamente junto ao setor de Tributos da prefeitura desde o mês de dezembro.

Após a inauguração do novo espaço, o Governo do Município e o Sebrae apresentarão o estudo “Três Barras em números”. Esse levantamento possui informações sobre diversos aspectos, como: dados gerais (história e geografia), populacional, mercadológicos, sociais, econômicos e de infraestrutura. “É uma espécie de raio-x do município, que o compara com as demais cidades da região e que vai nortear as ações futuras visando à evolução em diversas áreas”, explica Abrahão Mussi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Os dois eventos são abertos aos representantes das entidades e associações ligadas à indústria, comércio, funcionalismo público e aos produtores rurais, como também à comunidade em geral.

O Cidade Empreendedora

Implantando oficialmente em setembro do ano passado, por meio de convênio firmado entre o Governo de Três Barras e o Sebrae, o programa Cidade Empreendedora está divido em diversas etapas, projetos e ações que se estenderão até dezembro deste ano.

Pela parceria foram contratadas mais de três mil horas de consultorias especializadas e prestadas ao município, além de 400 intervenções como treinamentos, oficinas e palestras.

Desde então, atores do desenvolvimento local como prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, servidores da prefeitura em diversas áreas e agentes do programa no município têm recebido consultorias e treinamentos quinzenais e mensais.

Na sequência também estão previstos seminários e capacitações com a classe empresarial e potenciais empreendedores.

Diagnósticos sobre as oportunidades do município e planejamentos inerentes à gestão municipal e ao desenvolvimento econômico da cidade também estão no pacote de ações. O Sebrae custeia cerca de 70% do programa, enquanto a prefeitura está investindo os outros 30%. O convênio foi autorizado pela Câmara Municipal de Três Barras.

Sala do Empreendedor

É o espaço destinado a auxiliar os empresários locais na desburocratização, visando incentivar e facilitar a comercialização de seus produtos junto à prefeitura, bem como, simplificar o surgimento e a formalização de novos empreendimentos. A participação não é cobrada, sendo custeada pela prefeitura.

Jepp e Crescendo & Aprendendo

Em breve o programa colocará em ação o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), que contemplará crianças e adolescentes do ensino fundamental através de uma parceria do Sebrae com a secretaria de Educação. O curso será aplicado junto aos estudantes do 1° ao 9° anos.

Enquanto isso, estudantes com idades entre 14 e 19 anos terão acesso ao Crescendo & Aprendendo, projeto que visa a inclusão social, a preparação e o favorecimento dos jovens para o mercado de trabalho.

Em ambos os casos o Sebrae capacitará os professores e disponibilizará o material didático que trará conceitos de empreendedorismo.