Problemas verificados no projeto e execução motivam paralisação de obras na rotatória central

As obras de construção da rotatória no entroncamento da Avenida Rigesa com a Rua Lumber, no centro de Três Barras, estão temporariamente paralisadas.

Os trabalhos foram interrompidos em razão de problemas técnicos verificados, no início deste mês de maio, tanto no projeto de engenharia, quanto na execução dos serviços por parte da empresa contratada.

Por esse motivo, município e empreiteira resolveram, de forma amigável, fazer a rescisão do contrato que previa a realização das obras.

A administração municipal informa, à comunidade, que o projeto original receberá adequações por parte de empresa de engenharia especializada neste tipo de obras. Há possibilidade, inclusive, de o pavimento em asfalto – inicialmente previsto – ser substituído por concreto por se tratar, principalmente, de um material com maior resistência e durabilidade, além de baixa manutenção.

“Entendemos o transtorno que essa suspensão está trazendo às pessoas que trafegam diariamente pelo local. Mas também pedimos a compreensão e paciência dos munícipes. Nosso objetivo é planejar e executar uma obra pensando não só no presente, mas também no futuro. Hoje, o fluxo de caminhões carregados já é intenso – com a passagem de aproximadamente 1000 veículos dia – e a tendência é que aumente ainda mais nos próximos anos. Por isso, queremos fazer uma obra que dure e resolva definitivamente o problema na região central da cidade”, observou a prefeita interina Ana Claudia da Silveira Quege.

O setor de Planejamento do município acredita, que somados os períodos para adequações no projeto, abertura de novo processo licitatório e execução das obras, a rotatória deverá ser finalizada num prazo entre 90 a 120 dias.

A Prefeitura informa, ainda, que será realizado trabalho de sondagem de solo a fim de detectar o que, de fato, ocasionou a deformação no pavimento asfáltico da Rua Lumber, trecho entre a rotatória e a ponte sobre o Rio Barra Grande, na divisa da região central com o bairro Zilda Pacheco/Argentina. Técnico especializado, contratado pelo município, irá executar o serviço no início da próxima semana.