Prefeitura intensifica enfrentamento da Covid-19 com fiscalização do comércio e barreira sanitária

Começou nesta semana a fiscalização dos estabelecimentos comerciais da cidade de Três Barras.

Fiscais da Prefeitura estão percorrendo o comércio para conferir o cumprimento das regras de funcionamento, estabelecidas por decretos estadual e municipal.

Esta nova medida de combate à propagação da Covid-19 visa informar os comerciantes sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras por funcionários e clientes, organização de filas seguindo regras de distanciamento mínimo, limitação de pessoas nos espaços e a disponibilização de álcool em gel 70% na entrada dos estabelecimentos.

“Nossa intenção é verificar se há ou não o respeito às regras de convívio social e orientar os proprietários a cumpri-las, caso falhas sejam observadas”, disse a agente da Defesa Civil, Andressa Rodrigues.

No entanto, quem não acatar as recomendações poderá ter o comércio fechado na próxima fiscalização da equipe, que conta com profissionais da Defesa Civil Municipal, do Procon e da Vigilância Sanitária, e tem o apoio da Polícia Militar.

Até o momento foram realizadas 27 visitas aos estabelecimentos comerciais da sede do município de Três Barras e do distrito de São Cristóvão. O trabalho continuará pelas próximas semanas em outras localidades.

Barreira sanitária

Outra ação que iniciou, nesta semana, é o de orientação sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, entrega do acessório para quem não tem e a verificação de temperatura das pessoas que chegam ao município.

A Prefeitura de Três Barras montou, de início, uma barreira sanitária nos acessos da fabrica de papel da WestRock, que recebem intenso fluxo de pessoas vindas de fora da cidade.  Servidores das secretarias de Saúde e Administração atuam na mobilização.

Na próxima semana o trabalho será intensificado com a instalação de barreiras nos demais acessos da cidade, como a ponte sobre o Rio Negro, na divisa com o município de São Mateus do Sul/PR; no portal da SC-120; e na ponte sobre o Rio Canoinhas, no distrito de São Cristóvão.