Prefeitura adquire equipamento para sanitizar veículos da saúde em Três Barras

A sanitização dos veículos da secretaria de Saúde é a aposta, da Prefeitura de Três Barras, para trazer mais segurança aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Para isso fez a aquisição de um aparelho gerador de ozônio capaz de eliminar possíveis bactérias, vírus e ácaros deixados em ambientes fechados e com alto fluxo de pessoas. O investimento foi de R$ 2,6 mil.

“Há essa preocupação porque é grande a rotatividade de servidores e pacientes que circulam com nossos automóveis e ambulância diariamente”, frisou a secretária de Saúde, Raquel Cunher Vieira.

O uso é simples e fácil. A máquina é usada com as janelas do carro fechadas e a ventilação ligada no modo de recirculação. O gerador capta o oxigênio e o transfere para uma placa de plasma frio, transformando-o em um gás que combate microrganismos.

A operação leva em torno de 15 minutos, renovando o ar, eliminando odores e, principalmente, higienizando locais onde a limpeza convencional não alcançaria.

Em testes o ozônio conseguiu conter vírus envelopados (HSV-1) e não envelopados (HAdV-2) em 99% das amostras. O novo coronavírus, causador da Covid-19, é da classe dos envelopados.